Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Helsinki

Helsinki, a capital da Finlândia, é uma cidade moderna, mas que ainda possui prédios antigos de arquitetura belíssima, catedrais, museus e uma natureza exuberante. Em 2012 foi considerada a capital mundial do design e é uma cidade onde tudo parece funcionar bem, na hora certa, do jeito certo.

Confira nossas dicas imperdíveis para saber o que te aguarda em Helsinki!

Quando ir a Helsinki

A melhor época para ir para a Finlândia são os meses de maio a setembro, pois os dias são mais quentes, longos e ensolarados. O verão no país é uma época bem ensolarada e as temperaturas variam de 13 a 22 graus no sul. Quem sabe você consegue pegar o chamado “sol da meia-noite”, quando as noites são muito curtas na parte norte do país e ele simplesmente não se põe nunca, nem mesmo à noite.

Como chegar a Helsinki

Não existem voos diretos do Brasil para a Finlândia, a distância é tão grande que fica inviável. A melhor maneira de chegar a Helsinki é usar uma companhia europeia e fazer conexão numa das capitais de lá (Lisboa, Frankfurt, Estocolmo, Londres e Amsterdam). Se você já está no leste europeu, é possível ir de trem partindo de São Petersburgo ou de ferry boat partindo de Estocolmo e Tallin.

Onde ficar em Helsinki

Essa é uma cidade onde o design tem um papel muito importante para a população e pode ser conferido também nos hotéis. Uma das vantagens da cidade é que ela não é muito grande, portanto é bem fácil de se locomover e as principais atrações estão concentradas e uma pequena área. Na região da Esplanadi sugerimos o elegante Hotyel Kamp, construído em 1887, um charme só. A oeste da Esplanadi uma boa opção é o Klaus K, o primeiro hotel de design da cidade. Se você quer uma opção prática e bem localizada, fique no Hotel Arthur, bem no coração de Helsinki e se a viagem for a dois, confira o romântico Hotel Linna.

Onde comer em Helsinki

Um dos lugares mais badalados da cidade é o Sea Horse especializado em comida finlandesa, uma mistura de ingredientes locais, salmão, arenque, rena e uma frutinha chamada cloudberry parecida com uma framboesa. Se você quer provar pratos originais da Lapônia, a terra do Papai Noel, seu lugar é o Lappi que tem no cardápio língua de rena ou pato. Para comer frutos do mar dê um pulinho no Havis que fica no porto ou no Mecca cuja especialidade é comida internacional.

O que fazer em Helsinki

Em Helsinki, você nunca está longe da água, pois a cidade está localizada em uma península do Mar Báltico. Para começar a sua exploração pegue um barco saindo da Praça do Mercado e vá até Suomenlinna, a Fortaleza Finlandesa, construída pelos suecos para impedir as invasões russas. O lugar é um conjunto de ilhas cercado de natureza e de museus que contam um pouco do passado da Finlândia. Imperdível.

Scenic summer panorama of the Market Square (Kauppatori) at the Old Town pier in Helsinki, Finland

Visite também o Museu do Design totalmente dedicado ao tema e o Ateneum, um museu focado em artistas finlandeses do século 19 até os dias atuais. Não deixe de entrar na Catedral de Uspenski, uma autêntica catedral ortodoxa russa cheia de imagens de santos nas paredes internas.

Aproveite a proximidade com a Estônia e faça um bate-e-volta em Tallin. A viagem leva quase 2 horas de ferry boat e como Tallin é uma cidade bem pequena, é possível visitar tudo em um só dia e voltar para Helsinki no fim da tarde.

Para quem curte fazer viagens gastronômicas, Helsinki é o lugar perfeito para provar carnes exóticas. Em que outro lugar você teria a possibilidade de experimentar carne de urso, alce, rena ou outros animais comuns nessa região?