Viajo frequentemente e posso afirmar que se todos os passageiros tivessem um pouco de etiqueta a bordo, as minhas longas horas durante o voo – e de todos ao meu redor que têm bom senso – seriam infinitamente melhor aproveitados. Até mesmo para tirar um longo e tranquilo cochilo até chegar ao destino final.
Acredito que a maioria de vocês concordam comigo já que a melhor viagem da vida começa dentro do avião. Vou listar algumas particularidades que julgo serem bem incômodas no voo e, se possível, podem ser evitadas. Vamos lá?
1. Bebidas alcoólicas: avião não é o lugar apropriado para o segundo, terceiro, quarto round de drink. Beber uma taça de vinho ou cerveja para embalar o sono é super compreensível. Mas, abusar, ficar bem alegre e fazer escândalos incomoda… e muito!
2. Falar alto: tem algumas pessoas que naturalmente possuem um tom mais alto de voz, e, muitas vezes, nem percebe que está incomodando o passageiro ao lado. Sugiro tomar cuidado principalmente em voos noturnos.
3. Bate-papo: caso você veja que o passageiro ao lado colocou um fone de ouvido, tente não puxar conversa. Isso é um sinal de que ele não quer bater papo com você, nem com ninguém. Um outro sinal importante é quando abre o seu notebook para trabalhar.
4. Cuidado ao abrir a janela: não abra a janela enquanto os demais passageiros estejam dormindo. Espere as luzes da cabine acenderem para tirar aquela tão sonhada foto das asas do avião com as nuvens.
5. Deitar no chão: é proibido em qualquer aeronave. Não arrisque, pois passará vergonha ao tomar uma bronca da tripulação.
6. Fone de ouvido: não use ipads ou ipods sem fone de ouvido. Ninguém é obrigado a escutar a sua playlist ou filme favorito.
7. Mais que uma mala de mão: antes de viajar, pesquise o tamanho autorizado do voo para a mala de mão. Afinal, carregar mais que uma não é bem visto e atrapalha os direitos dos demais. Tente não levar ao mesmo tempo sua mala, mochila e ainda a sacolinha das compras que não coube na mala. Respeite os outros.
8. Voo noturno: para quem viaja frequentemente com os pequenos, opte sempre pelos voos noturnos. Dessa forma, eles dormem tranquilamente e não sofrem tanto com as longas horas na mesma posição.
9. Assentos no corredor: se você levanta muito, prefira os assentos no corredor para não incomodar frequentemente os passageiros ao seu lado.
10. Lixo: cuide do seu lixo e mantenha o assento sempre limpo. Ninguém merece ficar com um porcalhão do seu lado.
Bom, viajantes, bom senso é fundamental em qualquer ocasião. Ainda mais quando se está em um lugar público, em uma área restrita. Respeite os demais e será sempre uma boa companhia!
Até a próxima! Beijos.