Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

18 Curiosidades impressionantes sobre o Japão

Valiosa. Assim pode ser definida a cultura japonesa. As tradições milenares e sua culinária saudável são dois aspectos muito admirados por turistas de todas as partes do planeta, principalmente por quem visita o Japão durante as férias ou por temporadas mais longas.

Veja os melhores hotéis para se hospedar em Tóquio →

Como se trata de uma cultura riquíssima, com costumes bem diferentes dos nossos, selecionei algumas curiosidades interessantes. Assim, quando você for visitar a terra do sol nascente, vai conseguir se sentir mais próximo de um morador local. Vamos lá?

Refeições

????????? Japanese breakfast

  • O café da manhã tradicional japonês se chama Asa Gohan, que significa arroz matinal. Trata-se de uma refeição completa similar ao almoço e jantar, com direito à arroz branco, peixe, missoshiro (sopa de pasta de soja) e tsukemono (conservas de frutas, legumes e verduras).
  • No Japão, há muitas iguarias peculiares, tais como, basashi (sashimi de carne crua de cavalo) e sashimi de carne de baleia.
  • Esse é um país que não tem como desenvolver a agricultura, por isso, certas frutas têm preços exorbitantes no Japão. Um melão, por exemplo, pode custar mais de 30 mil ienes (cerca de 1200 reais).
  • Os japoneses fazem barulhos com a boca quando estão comendo. Ao contrário das nossas regras de etiqueta, no Japão isso é sinal de que a comida está gostosa. Além disso, eles comem até o último grão de arroz do prato (resquício dos tempos de guerra, na qual não se podia desperdiçar comida).

Estilo de vida

Tokyo, Japan - May 15, 2015: Young Asian man running past vending machines on the streets of Tokyo, Japan

  • Japoneses adoram praticidade. Por essa razão, você encontrará máquinas de venda de produtos pelas ruas em grande quantidade e elas vendem de tudo: de bebidas e guloseimas até frutas, verduras, guarda-chuvas e roupas íntimas.
  • Os japoneses têm o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa para não trazer a impureza de fora para dentro dos seus lares. Existem até mesmo chinelos específicos para usar quando se vai ao banheiro (e jamais devem ser usados fora de um). Ah, essa regra é válida também para algumas lojas, como a Uniqlo, por exemplo.
  • Os japoneses estão sempre cansados, com cara de exaustos e até dormem em locais públicos, principalmente no metrô. Isso acontece porque as jornadas de trabalho são bem rigorosas mesmo.
  • É muito comum, no Japão, tomar banho coletivo em piscinas extremamente quentes com águas termais. Existem hotéis que oferecem esses banhos. O interessante é que, antes de entrar, o hóspede deve tomar um banho completo, se lavar bem e entrar completamente nu. Na maioria dos casos, os banhos são separados entre homens e mulheres.

As pessoas

Young woman praying in a kimono in a temple in Kyoto, Japan

  • As crianças andam sozinhas na rua para ir e voltar da escola. E se você pedir para tirar uma foto delas, elas fazem pose e levantam dois dedos em forma de V (que significa Paz). Aliás, não só as crianças fazem isso. Todos os japoneses fotografam dessa forma.
  • Os japoneses são conhecidos por serem um povo extremamente educado. E, de fato, eles são. Para cumprimentar alguém, abaixam a cabeça como sinal de respeito e reverência. Quando esbarram com alguém na rua, param e pedem desculpas na hora. E, assim que você entrar em qualquer estabelecimento comercial, vai ouvir de todos os atendentes o cumprimento “irashaimase“, que significa “bem-vindo”.
  • Ao contrário dos brasileiros, que gostam da pele bronzeada, os japoneses valorizam a pele clara, branquinha. Lá existem vários produtos estéticos que as mulheres japonesas usam para clarear a pele.
  • Sempre que uma pessoa está resfriada ou gripada, ela usa uma máscara cirúrgica. Isso é um sinal de respeito às outras pessoas, para não transmitir suas doenças pelo ar para alguém.
  • Os templos não são apenas pontos turísticos, mas também locais de oração. Existem muitos budistas e xintoístas no país, que é muito espiritual e místico. Tudo tem significado no Japão.

Turistas

Tokyo, Japan view of Shibuya Crossing, one of the busiest crosswalks in the world.

  • Quando você pede a um japonês para tirar uma foto sua, eles fazem malabarismo para enquadrar e tirar uma foto boa. E, caso não goste, ele tem toda a paciência do mundo para tirar outras.
  • Os japoneses são muito corretos. Lá não tem vez pro jeitinho brasileiro. Por isso, nada de malandragem pois lá pode dar até cadeia.
  • O Japão está localizado no “Anel de Fogo do Pacífico”, e, por isso é um dos países mais vulneráveis do mundo em relação à desastres naturais, como terremotos, tsunamis, furacões e erupções vulcânicas.
  • No Japão, os Pet Cafés são muito populares. Esses locais são cheios de bichos de estimação, especialmente gatos.
  • Os bairros mais populares de Tokyo são: Ginza, Shibuya, Shinjuku, Akihabara, Ueno, Roppongi, Omotesando, Harajuku, Asakusa, Ikebukuro, Nakameguro. Vale a pena visitar todos, se possível, pois cada um tem a sua particularidade.

O Japão é realmente um lugar cheio de curiosidades e detalhes interessantes!

Veja os melhores hotéis para se hospedar em Tóquio →

É o contraste entre o tradicional e o moderno, o que torna esse país tão rico culturalmente! Como não amar?

Até a próxima! Beijos.