O sul da França é um dos destinos mais famosos do mundo seja pelos seus dias quentes de verão, litoral incrível com praias fantásticas e paisagens rústicas. Ficou bem conhecido pelos cassinos James Bondianos, em Monte Carlo, os mega iates de St. Tropez e o Festival de Cinema de Cannes repleto de estrelas. Porém, engana-se quem pensa que essa região é só glamour!
Sim, é possível vivenciar experiências acessíveis que fazem até mesmo os locais suspirarem. São inúmeros os locais para visitar: desde antigas aldeias até monumentos históricos que remontam ao tempo dos romanos. Além disso, é uma região muito fácil de se locomover já possui uma malha rodoviária e ferroviária excelente.
Veja abaixo alguns lugares incríveis que selecionei para você visitar na sua próxima viagem. Vamos lá?
1. St-Remy-de-Provence
Uma linda cidade do sul da França. O centro tem muitas ruas que parecem um labirinto e um grande mercado que toma conta da cidade todos os sábados de manhã. Há diversos pequenos restaurantes e cafés, bem como lojinhas muito interessantes. Nas proximidades de Saint Remy, você vai encontrar o Baux de Provence, uma pitoresca aldeia à beira de uma formação rochosa. Além disso, visite a Catedral des Images, uma enorme e antiga pedreira, cujas paredes são usadas para projetar imagens de pinturas famosas. Apenas uma palavra de advertência: evite visitar Saint Remy fora do período de maio a setembro. O vento Mistral rasga a cidade e zonas circundantes.
2. Avignon – Le Palais des Papes
Avignon é uma maravilhosa mistura de história e cultura, situada nas margens do rio Rhone, no coração da Provença. O palácio do papa é o maior palácio gótico da Europa e tornou-se um símbolo do poder do mundo cristão no século 14. Foi a moradia dos Sumo Pontífices, possui quartos cerimoniais, capelas e aposentos privados do papa.
3. Nice
Com suas largas avenidas, ampla e extensa baía e praias douradas não é difícil entender por que cerca de 3 milhões de pessoas migram para Nice a cada ano. Somente Paris recebe mais turistas no país inteiro. Com a famosa Promenade des Anglais, o museu Matisse, a Catedral Russa e a Velha Nice, há muito para ver e fazer.
4. Aix-en-Provence
A antiga cidade universitária de Aix é um lugar maravilhoso para passar algum tempo. Talvez a parte mais conhecida de Aix seja o Cours Mirabeau, uma avenida larga com fileiras de plátanos que margeiam a antiga muralha da cidade que a divide em duas metades. Ao longo desta avenida, você encontrará muitos cafés, uma bela catedral antiga e o impressionante Hôtel de Ville. Aix é muitas vezes referida como a cidade das mil fontes e elas realmente estão por toda parte. A mais importante delas é a Fontaine des Quatre Dauphins (Fonte dos Quatro Golfinhos) no Quartier Mazarin. Além disso, hospeda um importante festival de ópera, o Festival Internacional de Lyric Arte, que acontece no final de junho e julho de cada ano.
5. St Tropez
Chamativa, chique, descontraída, luxuosa, ensolarada, linda. Seja qual for o adjetivo usado para descrever St Tropez, ainda não resume a contento este resort luxuoso no sul da França. Começando com Bridget Bardot e continuando com celebridades atuais, St Tropez continua a ser a casa de verão e a praia dos ricos, belos e famosos. As praias de St de Tropez estão entre as melhores do mundo e o seu porto só perde para Mônaco no que diz respeito a impressionante variedade de iates à mostra.
6. Pont Du Gard – Aqueduto romano
O Pont du Gard é um aqueduto romano extraordinário localizado ao norte de Nimes e um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO localizado no sul da França. Além do aqueduto, existe um excelente centro de visitação e um jardim mediterrâneo. O Pont du Gard é um lugar especial para se visitar no sul da França. Uma das minhas atividades favoritas é passar um dia ao ar livre com as crianças, nadar sob seus arcos ou subir o rio de canoa.