Tenho um projeto de vida que é conhecer o Brasil com meus filhos, então no decorrer do ano quando podemos durante os feriados sempre tentamos levá-los para os destinos mais exóticos que nosso país possui.
Quando cheguei em casa e falei para o meu marido que íamos para Amazônia, a primeira reação foi: Você esta maluca? Meio da floresta? Nós somos muito urbanos …. Eu respondi calma, confia em mim, escolhi um lugar muito especial e que será uma aula para nossa família.
Voamos para Manaus, dormimos uma noite, conhecemos o Teatro Amazonas, e ainda conseguimos comer em um restaurante local, uma delícia.
No dia seguinte partimos cedo com uma van sentido ao nosso Hotel Anavilhanas Lodge, situado a mais ou menos 3 horas de Manaus.
O Hotel pertence ao Roteiros de Charme e tem todo “luxo” que alguém precisa quando o intuito é conhecer a Amazônia de verdade; quartos limpos, uma comida regional bem gostosa com peixes locais (pirarucu, tucunaré, etc.), sucos de todos os tipos, banho quente e ar condicionado. O Atendimento é algo especial e marcante, no momento em que chegamos fomos apresentados ao nosso guia Leandro que foi quem nos acompanhou em todos os passeios, todos os dias, ele era uma espécie de “ranger” ou “tracker” dos safáris africanos, foi incrível. Tínhamos atividades pela manhã, logo após ao almoço e em uma noite tivemos uma saída para focagem de jacarés.
TRILHA NA MATA DE TERRA FIRME…
A voadeira (barco) nos levou até um ponto da trilha e nos deixou com guia Leandro onde caminhamos cerca de 4km, exploramos a floresta de terra firme. Durante a caminhada nosso guia mostrou seu conhecimento sobre árvores, frutas e frutos silvestres, orientações de sobrevivência e ervas medicinais. Ele abriu um cacau para provarmos, pendurou os meninos em um cipó, cutucou uma tarântula que estava escondida, nos mostrou como se fazia um arco e flecha, enfim, foi demais.
CANOAGEM PELOS IGAPÓS E IGARAPÉS…
Saímos de voadeira novamente com nosso guia Leandro e em um certo ponto mudamos para as canoas caboclas de madeira para até 2 pessoas, os meninos ficaram com o guia Leandro. Começamos remando entre os igarapés e Igapós e confesso que a cada minuto parecia que a floresta estava mais próxima da minha cabeça, e que uma cobra poderia despencar de um galho
VISITA À COMUNIDADE LOCAL…
Em um dos dias fizemos uma parada em uma comunidade local que vive nO Rio Negro, a fim de conhecer um pouco do seu modo de vida, cultivo de espécies agrícolas tradicionais e organização social.
FOCAGEM NOTURNA NO ARQUIPÉLAGO DE ANAVILHANAS…
A sensação única de viver a floresta durante a noite, iluminados pelas estrelas, explorando igapós à procura de preguiças, pássaros, cobras e jacarés, imersos nos sons da escuridão, vivemos isso, mas confesso que sair no escuro não me trouxe muita segurança.
PESCARIA RECREATIVA DE PIRANHAS…
Quando você fala que nadou no Rio Negro e daí pescou pirinhas todo mundo arregala o olho !!!!! Sim, sim fizemos isso…. Sim… O Rio Negro é Negro …. Sim, pescamos piranhas ….. E foi uma divertida pescaria em canoas de madeira pelos igarapés da região, e no nosso grupo ainda tinha um outro turista maluco que durante a pescaria com aquele monte de iscas na água nadava no mesmo lugar, isso eu não faria,
VISITA AOS BOTOS COR-DE-ROSA E ARTESANATOS EM NOVO AIRÃO…
Visita a um flutuante onde botos cor-de-rosa se aproximam em busca de peixes, onde fica a famosa Encantadora de Botos que apareceu em um programa de TV. Os meninos puderam chegar bem pertinho os botos e foi incrível.
Resumindo, foi uma viagem incrível e se querem saber, meu marido foi um dos que mais gostou da viagem. se ele voltaria? Com certeza! Os meninos? Disseram que foi a melhor viagem da vida deles, incrível…