Se você acha que já desbravou e viu tudo o que podia em Nova York (o que eu considero praticamente impossível), ou se está a procura de um roteiro diferente enquanto estiver na Big Apple, então dê um pulinho na Filadélfia.
Veja os melhores hotéis para se hospedar na Filadélfia →
Philly, como é comumente chamada pelos americanos, é a maior cidade do Estado da Pennsylvania e fica a apenas 90 minutos de trem convencional partindo de Nova York. Bem mais perto do que Washington, que está a 2h50min de trem mais rápido, a Filadélfia é um destino muito interessante e pode ser explorada num só dia.
Um bom esquema de passeio é pegar o trem das 8h, que chega às 9h30 na Filadélfia, e voltar no trem das 18h50 chegando às 20h15 em Nova York. Se você quiser esticar um pouco mais a visita, o último trem de volta parte às 22h45.
A Filadélfia é o berço do Estado Norte-Americano, pois foi lá que os “Founding Fathers” se reuniram, assinaram a declaração da Independência e escreveram a Constituição, no século XVII. Muitos dos pontos turísticos da cidade giram em torno dessa situação histórica, mas há também vários destinos gastronômicos e culturais que valem a visita!
O que fazer
1. Benjamin Franklin Parkway
É uma área famosa por ser rodeada de pontos culturais, como o Museu Rodin, o Museu de Arte da Filadélfia e o Franklin Institute. Mas o que mais atrai os turistas ao local são os Rocky Steps, a escadaria onde Rocky, o famoso personagem de Sylvester Stallone, subiu correndo e que, até hoje, leva os visitantes a imitar o feito.
2. Independence Mall
O Independence Mall é o centro turístico da Filadélfia. É aqui que está localizado o Visitor’s Center, onde é possível obter informações dos principais pontos de visitação da cidade e pegar seu ingresso gratuito para o Constitution Center e o Independence Hall. Em frente ao Visitor’s Center está a casa/museu que abriga o famoso Liberty Bell – é só pegar a fila e entrar.
3. Reading Terminal Market
Esse é um dos pontos altos da cidade. É um mercado de comida que conta com diversos stands de sanduíches deliciosos e vendinhas de quitutes. O destaque fica para os stands dos Amish, seguidores da religião de mesmo nome que vivem uma vida simples e rural, e vendem seus produtos neste mercado. Aos sábados eles costumam estar lá. Nos outros dias, apenas os produtos.
4. Free Franklin Post Office
Uma visita aos locais históricos da cidade não ficaria completa sem passar pelo primeiro posto de correio dos EUA que foi implantado por Benjamin Franklin na Filadélfia, e ele está aberto para visitação.
5. Elfreth’s Alley
Datada de 1702, essa é considerada a rua residencial mais antiga dos EUA, e hoje é um dos metros quadrados mais caros da Filadélfia, ainda que as casinhas sejam minúsculas e antigas.
6. South Philly
Se você assiste qualquer programa de TV americano de turismo ou de gastronomia, já deve ter ouvido falar do Pat’s e do Geno’s Philly Cheesesteaks. Essas duas lanchonetes lendárias do sul da Filadélfia vivem em pé de guerra desde que Geno abriu uma “cópia” do Pat’s bem em frente. Há controvérsias se a história é essa mesmo ou sobre qual lanche é melhor. A fila de meia hora vale a pena pois o sanduíche é realmente delicioso, sem contar que todo o contexto ajuda, como por exemplo a pressão para você pedir tudo de uma vez sem errar, e o fato deles só aceitarem dinheiro para pagamento. Recomendo.
Veja os melhores hotéis para se hospedar na Filadélfia →
7. Rodin Museum
A maior coleção do escultor francês fora de Paris é na Filadélfia, então não precisa nem dizer que é ponto de visitação obrigatório, né?