O Chile é um excelente destino para uma viagem rápida e para quem não quer ir muito longe ou não deseja sair do nosso continente. Muito conhecido pela sua produção de ótimos vinhos da casta Carmenere, vale a pena reservar alguns momentos da viagem para fazer comprinhas e levar para casa algumas garrafas.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Santiago →
Se você quer aproveitar o dia para comprar não só vinhos, mas se jogar numa experiência de consumo local, saiba que fazer compras no país não é algo assim tão atrativo para nós brasileiros. É fácil encontrar lojas famosas daqui e do exterior, mas é preciso fazer uma boa pesquisa antes de sair com o objetivo de comprar.
Confira agora algumas dicas e sugestões de locais para que você monte o seu roteiro de compras e faça ótimos negócios em Santiago.
Shoppings
1. Costanera Center
Esse é o maior shopping de Santiago, por estar localizado junto à maior torre da América Latina, é fácil avistá-lo mesmo de longe. O shopping fica em um dos bairros mas movimentados da cidade, o bairro da Providencia, e possui 6 andares, além do subsolo. Cada andar é destinado a uma categoria: presentes e supermercado, moda feminina, moda masculina e infantil, esportes e decoração, restaurantes e alimentação e os cinemas.
2. Parque Arauco
O Parque Arauco é o preferido do público local e tem área coberta e descoberta. Faz parte dele o Distrito de Lujo onde estão localizadas lojas de grife como a Dolce & Gabbana e Louis Vuitton e lojas de departamento como Ripley e Falabella, além de uma ótima rede de restaurantes com Starbucks, Paul, TGI Friday’s e PF Chang’s.
3. Pátio Bellavista
Ele é considerado um shopping a céu aberto, as lojas são, na sua maioria, de artesanato e confecções locais não conhecidas do grande público. O lugar vale mesmo para comer, pois conta com vários restaurantes de comida típica e internacional. Uma boa opção para almoço, happy hour ou jantar.
4. Mall Sport
Um shopping totalmente dedicado a esportes que reúne lojas famosas como Adidas, Nike e Speedo e outras lojas destinadas aos amantes de esporte, incluindo esportes de neve.
5. Vinhos
Aproveite para conhecer de perto a fabricação dos vinhos fazendo um tour às vinícolas. O guia explica todo o processo de produção, mostra as plantações com os tipos de uvas, a adega onde ficam guardados os vinhos, e no final tem espaço uma deliciosa degustação. As mais interessantes são: Santa Rita, Concha Y Toro, Undurraga, Casa Silva, Cousino Macul, Casas del Bosque e Emiliana, El Principal, Santa Carolina, Matetic, Viu Manent.
Na hora de comprar, a minha sugestão é evitar aqueles que você encontra facilmente no Brasil. Valoreize a sua viagem, leve vinhos que não vai ver em qualquer prateleira por aqui. Busque vinhos diferentes, até mesmo para compensar o esforço do peso extra na bagagem. Os gran reserva são os mais indicados, pois o preço compensa bastante. Você pode levar até 16 garrafas de 750ml (ou 12 litros), quantidade liberada sem impostos.
Itens que você tem que levar para casa depois de uma viagem para o Chile:
1. Artesanato
Invista em itens que utilizem o lapislazúli, uma pedra semipreciosa muito tradicional, ou peças de cobre. O Chile é o maior produtor de cobre no mundo, por isso é fácil encontrar artesanato desse metal. Muito famoso por aqui também é o sorridente índio pícaro talhado em madeira. Sucesso garantido!
2. Sal do deserto do Atacama
Não é muito barato, mas vale a pena. Procure nas lojas que ficam na rua da Chascona (casa do poeta Pablo Neruda). Os sabores são variados e deliciosos.
3. Pisco
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Santiago →
O pisco sour industrializado não é o melhor, mas para levar para o Brasil é o ideal. O pisco é uma bebida diferente e que agrada bastante ao paladar brasileiro, pois parece um pouco com nossa caipirinha.