Se você tem em mente fazer uma viagem internacional é interessante começar a correr atrás de tudo que é necessário para tirar o passaporte.
Países próximos ao Brasil, como a Argentina e outros da América do Sul, não exigem visto ou passaporte, mas sim que você tenha um documento de identidade atualizado – com menos de 10 anos.
Ainda assim vale a pena pensar na possibilidade de tirar o passaporte, pois nunca se sabe quando surgirá aquela oportunidade de viajar ao redor do mundo e conhecer os mais diversos países.
Obter esse documento é algo bastante simples, mas como dito anteriormente, exige planejamento. Nada de deixar para o último momento. Confira agora como fazer para tirar o passaporte:
Como tirar o passaporte?
O passaporte é emitido pela polícia federal e você terá que comparecer a um posto ao menos duas vezes, uma para coleta de digitais e para fazer a foto e outra para retirar o documento já pronto.
Você vai precisar de alguns documentos, mas não se preocupe, com organização você conseguirá tranquilamente emitir seu passaporte. Siga nosso passo-a-passo e veja que não é tão difícil assim conseguir esse documento:
1. Verifique a documentação necessária
No site da polícia federal você encontra a lista de documentos necessários para fazer o passaporte. São eles:
– Documento de identidade: RG, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte anterior são alguns exemplos de documentos considerados como de identificação. Se você se casou ou divorciou recentemente será necessário levar também a certidão de casamento ou de divórcio.
– Título de eleitor: Além do título será necessário levar o comprovante de que votou nas últimas eleições – dos dois turnos, se houve. Se não tiver os comprovantes guardados, uma declaração da Justiça Eleitoral de que está em dia com suas obrigações eleitorais é válida.
– CPF: É necessário leva-lo apenas caso o número não conste no RG ou na carteira de trabalho.
Os homens precisam levar documentação que comprovem quitação do serviço militar e quem foi naturalizado brasileiro precisa do certificado de naturalização.
Já possui outro passaporte? É necessário leva-lo também.
2. Realize a solicitação no site da Polícia Federal
Toda a solicitação para a emissão do passaporte é realizada online. Você irá entrar no site da Polícia Federal e preencher um formulário.
Ao final será gerada uma GRU, que deverá ser paga para dar continuidade ao processo.
Não esqueça de anotar ou imprimir o número do protocolo de solicitação, pois ele será necessário no dia em que você comparecer a agência de atendimento.
3. Agende uma data de atendimento
Após o pagamento da GRU é preciso agendar uma data de atendimento no posto da Polícia Federal.
Algumas regiões não exigem agendamento, bastando comparecer ao posto com o comprovante de pagamento da GRU, o número do protocolo e toda a documentação listada no primeiro passo. Leve os documentos originais.
4. Compareça ao posto da Polícia Federal
Na data marcada ou quando estiver com toda a documentação pronta compareça ao posto da Polícia Federal.
Lá serão coletadas suas digitais e uma foto será feita. Sua assinatura também é necessária. Feita a conferência dos documentos, basta aguardar que o passaporte fique pronto.
5 – Retire o passaporte
Assim que o documento estiver pronto você poderá comparecer ao posto da Polícia Federal e retirar seu passaporte.
Ele é válido por dez anos e a partir daí quando você quiser viajar bastar se preocupar com o visto para o local desejado.
Quem já tem passaporte e notou que ele está próximo de vencer já pode seguir o mesmo passo-a-passo para dar entrada em um novo documento.
Vale comentar que não existe renovação, a cada dez anos é preciso fazer um novo passaporte, tendo sempre que levar o antigo no dia em que for ao posto da Polícia Federal.