O que fazer em Bucareste
Bucareste é a capital e a maior cidade da Romênia, um destino imperdível e envolvente. Além disso, esse é um dos destinos mais em conta para se viajar na Europa. Outra informação que faz valer a pena a visita é que os romenos recebem muito bem os turistas e quase todo mundo fala inglês. Confira as melhores dicas para explorar essa cidade e aproveitar tudo o que ela tem para oferecer.
Quando ir a Bucareste
A melhor época do ano para ir para Bucareste são nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. De maneira geral, os meses mais quentes são julho e agosto e a Romênia vira uma alegria só quando está calor! Se a intenção for esquiar, os meses mais frios são de novembro a março, sendo que janeiro é o mês mais frio do ano por lá. Para não pegar chuvas, evite ir em maio e junho.
Como chegar a Bucareste
Como já era de se esperar, não há voos diretos do Brasil, mas você vai encontrar voos para Bucareste partindo de todas as principais cidades da Europa. A TAP, por exemplo, dispõe de voos diretos a partir de Lisboa com saídas regulares o ano inteiro. De Barcelona, a Wizz Air, uma companhia low cost, tem voos com duração de 3 horas.
Onde ficar em Bucareste
Procure escolher o seu hotel na região da Zona 1 do metrô. Esse é o centro de Bucareste e fora dali não tem nada de muito interessante. Além disso, será mais fácil de se locomover. Na Zona 1 estão localizados os principais hotéis e é a região de mais alto nível da cidade.
Se você prefere ficar no burburinho de Bucareste, então seu lugar é Old Town, na Zona 3. Essa é a região mais populosa da cidade, onde estão concentradas as principais atrações turísticas, bares e restaurantes.
O setor 4 é a área mais jovem da cidade, mais tranquila e residencial. Tem muitas áreas verdes e uma boa estrutura de restaurantes e lojas. E, por fim, no setor 5 é a residência oficial do presidente, muitos cafés, boates e bares e mais voltada para acomodações de estudantes.
Onde comer em Bucareste
A comida romena não é de despertar paixões, porém existem muitas coisas boas para se provar. O mititei, por exemplo, é uma espécie de rolinho de carne moída de porco, boi e cordeiro bem condimentada que sempre acompanha a cerveja. Prove a ciorba de fasole, feijão branco, carne e bacon defumado que vem dentro de um pão. O sarmale também é uma delícia: folhas de repolho recheadas com arroz e carne de porco.
Não deixe de ir no famoso restaurante Caru´cu Bere, um ponto bem turísticos, todas as excursões acabam passando por lá, mas que também é o queridinho dos locais. Além da comida típica, o lugar oferece muita cerveja servida em porções bem generosas.
O que fazer em Bucareste
Visite o centro velho, pequeno, mas adorável. Ao passear pelas ruelas que cruzam a Strada Franceza você vai dar de cara com a antiga corte principesca (Curtea Veche), construída no século XV por ninguém menos que Vlad Tepes, o Conde Drácula.
Existe por lá uma estátua desse personagem controverso e as ruínas da corte estão repletas de artefatos arqueológicos importantes.
Logo ao lado fica a igreja mais antiga da cidade, a Biserica Curtea Veche, construída em 1559. Era ali que os príncipes romenos eram coroados. Dentro da igreja ortodoxa, cuja entrada é gratuita, há afrescos do século 16.
Em frente, ainda na mesma rua, está a Hanul lui Manuc ou “hospedagem do Manuc”, uma hospedagem construída por um rico comerciante armênio em 1808, que está preservada no mesmo estilo e hoje funciona como um hotel e restaurante.
Uma curiosidade interessante: foi ali que começou a ser discutido o Tratado de Paz que colocaria o fim na guerra entre Turquia e Rússia, que foi de 1806 a 1812.