Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conhecemos Zagreb, na Croácia, e fizemos um passeio divertido pelo centro histórico

Oi Oi Oi! Vamos começar mais um relato de viagem por aqui?

Já no aeroporto, fiz meu check-in, passei minha mala e fui encontrar as meninas que viajaram comigo, elas estavam na sala vip do Safra em Guarulhos.

Nosso destino era São Paulo a Frankfurt, na Alemanha e de lá faríamos uma conexão para Zagreb, na Croácia. Acredito que a viagem toda girou em torno de umas 17 horas mais ou menos e eu vou contar tudo para vocês!

Há outras maneiras de chegar em Zagreb, então você pode viajar por outros países da Europa. Acho legal dizer, a propósito, que foi uma viagem bem interessante porque levei 11 pessoas junto comigo.

Foi bem corrido, mas consegui gravar algumas coisas para vocês e poderei relatar por aqui. 

Viagei acompanhada da minha sogrinha e minha cunhada maravilhosa e super elegante, por sinal! 

Durante o voo…

Gente, o avião que viajamos da Lufhtansa é daqueles que possuem dois andares. Quando eu estava retornando da Islândia em uma outra viagem, eu vim no upper deck, andar de cima, mas acho que hoje eu vou no andar de baixo, ele é gigantesco!

Ah, uma das minhas companhias de viagem era minha amiga Cátia Damasceno (que por sinal não enjoa de viajar comigo rsrsrs) e ela levou a mamãe dela junto que estava voando pela primeira vez na classe executiva e achou um luxo! 

Bom, uma das coisas que recebemos a bordo e que eu acho muito legal da Lufhtansa é que eles fornecem uma sacolinha dobrável e que no final da viagem você pode colocar todas as suas “tralhas”,  isto facilita muito o desembarque.

Eles também fornecem uma espécie de manta para cobrir a poltrona para o passageiro dormir, um cobertor e um travesseiro. Detalhe para as bolsas que é preciso colocar embaixo das poltronas da frente. 

Do meu ladinho fica a minha sacola de tranqueira, porque quem me acompanha sabe que eu não gosto muito de comida de avião, então eu sempre tenho alguma “tranqueira” para a hora da fome…Ainda mais em um voo que demoraria 11 horas e meia para chegar no seu destino, um voo bem longo, por isto precisava de alguma distração.

Como eu disse, tem a sacola que eles dão e eu acho ótima porque na hora de ir embora a gente quer pegar tudo e sair correndo por causa da conexão, ela é muito boa e em todos os

voos da executiva eles fornecem.

Também bem embaladinho havia um kit com pasta e escova de dente e um par de meias, mas não tinha necessaire.

No menu haviam opções de aperitivo, prato principal, sobremesa… eu comi uma carne que estava descrita como “grilled tenderloin of beef enhanced by”. Haviam também muitas bebidas, mas, eu particularmente não gosto de tomar bebida alcoólica no avião, dizem que não faz muito bem…

O equipamento que estávamos era o B747-800, ele tem um upper deck em cima e nós estávamos na cabine que ficava abaixo. De lá havia uma escada para subir para o upper deck. 

Em Zagreb:

A nossa conexão para Zagreb foi no avião da Star Alliance, sendo que em cerca de uma hora e meia nós chegamos na Croácia.

Nosso hotel era o Esplanade, bem tradicional e fica lá no centro da cidade, ele tem 97 anos então não é a modernidade em pessoa rsrsrsrs tanto que eu nem quis mostrar a vista dele, porque realmente não era bonita. 

Logo que amanheceu estava bem nublado, a gente saiu até de guarda-chuva já que no dia anterior estava garoando… fomos fazer um passeio a pé.

Assim que saímos reparei que o nosso hotel na parte de trás era bem lindo, lembrava um pouco o Copacabana Palace, assim, tipo hotel mais tradicional da cidade, sabe? Lá tem um restaurante Michelin e tem um outro que se chama Le Bistro, onde jantei a noite anterior e a comida estava maravilhosa!

Tour por Zagreb:

Nossa guia lá em Zagreb, capital da Croácia era a Irena (em português) e ela era natural de lá mesmo. Ela nos mostrou em um mapa alguns países que fazem parte da fronteira: 

  • Hungria 
  • Sérvia
  • Bósnia e Herzegovina
  • Eslovênia 
  • Itália 
  • Montenegro

Visitamos a Praça Ban Jelačić, a principal de Zagreb, local onde geralmente se iniciam os passeios pela Cidade Alta. Seu nome homenageia Ban Josip Jelačić, herói nacional cuja estátua se localiza no centro da praça.

Pessoal, no vídeo referência deste relato eu apareci pouco porque estavam comigo algumas senhoras e o Luiz que é o marido da Marisa. 

Nós estávamos fazendo um passeio e a minha sugestão sempre quando você for para algum país, é pegar um tour de umas três horinhas a pé, porque daí você consegue conhecer melhor o lugar e também entender algumas curiosidades.

Por exemplo, a Croácia é um país super novo, ele pertencia a Iugoslávia e em 1991 é que foi literalmente a independência do país. Então, lá você encontra muitos resquícios da arquitetura de outros países que dominaram o local. 

Depois eu estava conversando com a guia, comentando que o brasileiro ama fazer uma comprinha, né? E aí questionei a ela o que era mais típico da cidade para comprar. Expliquei que eu li que azeite era bem comum dos turistas comprarem e ela citou a gravata também como algo bem típico. 

Ela citou ainda:

  • as rendas
  • azeite de oliva
  • vinhos
  • queijos
  • presunto cru
  • lavandas
  • azeite trufado
  • produtos com trufa (trufa negra, trufa branca)
  • souvenir de pedra branca

E eu amo trufas, não poderia deixar de comprar! 

Além destes itens bem legais, a guia comentou que o símbolo da cidade é o coração, o que explicou eu ter visto vários deles pela cidade.

Visitamos a Catedral de Zagreb, que, conforme informou a guia, é a maior construção da cidade, ela é conhecida como Catedral da Assunção da Virgem Maria, Santo Estevão e São Ladislau. 

No meio das duas torres ela nos mostrou a assunção da Virgem Maria que é comemorada no dia 15 de agosto, em que fazem uma grande festa e é feriado na cidade, um dia muito importante para eles.

Uma outra curiosidade é que grande parte da cidade está passando por reformas, isto porque teve um terremoto em 2020.

Fomos às compras! 

No mercado Dolac, vimos peças e artigos muito interessantes. Um caminho de mesa que a Cátia estava olhando custava € 13 euros. 

Minha amiga Cátia aproveitou para contar que também é bordadeira e que os artigos estavam bem bordados. Para confirmar, ela ensinou a olhar do avesso e se estiver sem ponta solta é porque está bem feito. Cátia também é cultura minha gente! rsrsrs…

E eu não sai ilesa! Comprei várias toalhas, porque acho sempre bom você apoiar ao mercado local, sabe?

Uma senhora me vendeu um vestidinho que eu trouxe para a Clara e ela falou que foi ela mesma que fez, muito fofo gente, uma gracinha. Comprei também uma toalha grande para uma mesa de oito lugares que estava saindo a € 50 euros, era toalha de linho, ou seja, o preço estava muito bom. 

Detalhe, todo mundo do grupo do grupo enlouqueceu, cada um estava com a sua sacolinha rsrsrs 

Outros pontos turísticos:

Passamos por um túnel que estava relacionado com a Segunda Guerra Mundial, cuja primeira e principal função foi proteger contra a guerra. 

Vimos a Igreja de São Marcos, que é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Zagreb e não diferente dos outros pontos turísticos, ele também estava em reforma. É muito lindo o telhado dela, muito lindo! Do outro lado, vimos o funicular mais curto do mundo, apenas 63 segundos. Ele sobe da Cidade Baixa.

Resumindo o nosso dia, começamos a fazer um tour a pé por Zagreb. Nós andamos a cidade inteira e eu fiquei até cansada. Depois, tomei um banho, lavei o cabelo e saímos para jantar em um castelo. Confesso que eu não sabia o que esperar desse jantar, mas fui para esta experiência super diferente, porque passeio é passeio!

Pessoal, uma dica que sugeri no vídeo referência deste relato é que, caso vocês queiram solicitar um orçamento dessa viagem, basta entrar em contato direto com o WhatsApp das meninas que trabalham comigo, tá bom?

E para finalizar o nosso dia, fomos no Castelo de Dubovaci para jantar, como havia falado e a gente andou mais ou menos uns 50 km para chegar até lá, terminando o nosso dia em Zagreb, que na verdade era uma cidadezinha bem próxima.

Espero que vocês tenham gostado desse destino na Croácia (Zagreb) e aguardem o nosso próximo relato que será referente a cidade de Zadar! Beijos!

Assista todo esse conteúdo apertando o play no vídeo abaixo:

Leave a comment