Cachorros e gatos não são mais tratados como simples companheiros, mas como parte da família. Muitos casais optam por terem um filhote de quatro patas e criá-lo como filho antes de seu primeiro bebê. Mas o que fazer na hora de viajar?
Vai de carro? Leve a caixinha!
Não importa qual seja o seu pet, o importante é fornecer espaço adequado e seguro para ele em viagens de carro. Como neste tipo de viagem é comum os animais ficarem estressados ou enjoados é recomendável acostumar o pet ao automóvel, fazendo pequenos passeios com ele antes da viagem.
Gatos se sentem mais seguros dentro da caixa de transporte (que deve ser grande, confortável e arejada), mas elas são importantes também para os cachorros – para garantir a segurança do animal e do motorista. Caso o bicho não se sinta à vontade na caixa, há a opção de cadeirinhas ou cintos de segurança específicos.
Se seu pet não for acostumado a viajar durante horas em um carro fechado, é ideal a realização de algumas paradas para que ele possa caminhar por algum tempo, fazer suas necessidades e pegar um ar. O mais importante é não se esquecer da alimentação e hidratação. Para evitar enjoos, não dê muita comida e, caso ache que seja necessário, consulte um veterinário e peça um remédio específico. A temperatura do carro também é essencial para evitar mal estar.
Cuidado em viagens de avião
A maioria das cias aéreas permite o transporte dos animais de estimação tanto na cabine (animais de pequeno porte – entre 08 e 10 quilos) como no compartimento de carga do avião. Em ambos os casos, os pets têm que viajar em uma caixa adequada, de material resistente, ventilada e com fundo impermeável.
Em casos onde o pet precisa viajar com as cargas tenha cuidado com o estresse do seu filhote, as temperaturas altas e a distância do dono podem fazer com que o seu bichinho passe mal. Procure um veterinário para analisar todas essas possibilidades e consulte a companhia aérea para saber o que é permitido e proibido. As regras mudam de acordo com a empresa.
Fique atento também aos documentos necessários. Normalmente são solicitadas a carteira de vacinação em dia e um laudo veterinário atestando boa saúde.
O que levar na mala do pet?
Para os bichos, é imprescindível levar os seguintes itens: ração, coleira, cama, roupas, escovas, medicamentos que eles tomem (ou aqueles receitados pelo veterinário para a viagem), caixas de areia e a própria areia, no caso dos gatos, lenços umedecidos próprios para animais, soro fisiológico e gaze para limpeza de olhos e ouvido. Se quiser levar um brinquedinho, o seu animal vai agradecer.
Após ter todas as informações a viagem do seu pet será segura e prazerosa e você poderá desfrutar da companhia do seu bichinho de estimação em uma nova aventura. Boa Viagem!