Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como conciliar as preferências da família numa viagem?

Viajar com toda a família requer planejamento e saber conciliar as diferenças. Na maioria dos casos, é difícil que todos desejem fazer as mesmas coisas enquanto estiverem a conhecer uma nova cidade ou país. Afinal, cada integrante tem gostos e preferências distintas.

Os mais velhos, por exemplo, talvez prefiram programas mais culturais. Já os adolescentes gostam de diversão e muita aventura, enquanto as crianças querem brincar no máximo possível de atrações diferentes!

Com isso parece praticamente impossível encontrar uma única viagem na qual seja possível agradar a todos não é mesmo? Mas acredite: isso é possível desde que envolvidos concordem em ceder um pouco e participar de atividades que não considerem tão interessantes.

Confira abaixo algumas dicas básicas para conciliar as preferências de todos, independentemente de faixa etária e personalidade. E divirtam-se muito na sua próxima viagem!

1 – Conversar sobre o que cada um quer

O destino provavelmente já foi escolhido, agora a tarefa é conversar e descobrir o que cada um gostaria de aproveitar nessa viagem. Por exemplo: os adultos querem descansar, os filhos adolescentes querem passeios radicais e os pequenos querem conhecer lugares cheios de brinquedos e encantamento.

Essa dica também é muito útil na hora de traçar o roteiro básico da viagem, afinal todos terão a oportunidade de dizer o que mais desejam fazer ou conhecer no lugar a ser visitado.

Tentem não deixar as crianças de fora nesse momento, a não ser que sejam muito pequenas para dar sua opinião. Aí a importância de se conversar sobre o que cada um espera e deseja desse importante momento em família.

Family in Hawaii's tropical climate enjoying their vacation on stand up paddleboards (SUP) in the sea.

2 – Tempo de viagem

É uma viagem de poucos dias ou mais longa, de uma semana ou mais? O tempo da viagem também é importante para conciliar as preferências de todos!

Viagens mais curtas, por exemplo, talvez exijam passeios mais próximos e de curta duração. Um museu interativo, por exemplo, pode atender as exigências de adultos que busquem passeios culturais, adolescentes curiosos e crianças que se deslumbram com facilidade! Principalmente se o museu tiver atividades as quais crianças e adolescentes podem participar e se envolver.

Já uma viagem mais longa pode ser negociada com um dia de atrações dedicada a cada gosto dos membros da família. Por exemplo: no primeiro dia descansar e curtir a praia; no segundo dia fazer uma trilha;no terceiro se divertir com aulas de surf para todas as idades…

Basta se planejar e todos podem sair satisfeitos, felizes e repletos de memórias incríveis!

2

3 – Hotel ou Pousada escolhido

Dependendo do lugar para onde a família pretende viajar existem hotéis e pousadas que oferecem as mais diversas atividades para agradar aos mais diversos públicos. De idades variadas inclusive.

Se possível escolha aquele hotel que tem atividades interessantes não somente para os adultos, como serviço de spa e hidromassagem, mas também para as crianças. Existem diversos hotéis que disponibilizam atividades para elas – variando suas atrações entre a faixa etária de 2 a 6 anos e 7 a 12 anos – e adolescentes. Assim a diversão começa ali mesmo no hotel…

Inclusive é uma boa dica para quem pretende fazer viagens mais curtas que irão exigir passeios menos longos!

Happy family relaxing at the edge of the swimming pool, little boy relaxing on inflatable ring.

4 – Roteiro básico

Planeje com toda a família qual será o roteiro básico da viagem: lugares a serem visitados, em que dia ou a que horas. Tente deixar um espaço livre para incluir outras atividades diferentes que possam chamar a atenção de vocês.

Apesar de ser importante visitar os pontos turísticos mais conhecidos, permitam-se conhecer outros lugares fantásticos que não estejam na rota obrigatória e aproveitem as surpresas que a viagem lhes oferecerá! Afinal, quem não gosta de ser surpreendido?

4

Após concluído todas as etapas acima, desejo-lhes uma viagem espetacular!

Até a próxima! Beijos.