Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Conhecendo a Cracóvia

A Cracóvia, cidade localizada ao sul da Polônia, nas margens do rio Vistula, atrai 10 milhões de turistas por ano por conta de seus cenários deslumbrantes, museus e igrejas que sobreviveram às guerras e ao tempo.

Trata-se de uma linda cidade medieval, inteiramente preservada dos bombardeios alemães na Segunda Guerra. Confira as dicas para aproveitar tudo o que ela tem a oferecer.

Quando ir para a Cracóvia

O clima na Cracóvia é temperado, sendo julho o mês mais quente e janeiro o mais frio. Os invernos são frios e escuros e os verões são bem quentes, mas chuvosos. A alta estação no país vai de maio a setembro com um aumento vertiginoso de turistas em julho e agosto. Entretanto, os melhores meses para uma visita a Cracóvia são abril, outubro e o período de alta estação (maio a setembro).

Como chegar na Cracóvia

Esse é mais um destino que não possui voos diretos partindo do Brasil, porém é possível fazer uma escala em Varsóvia ou em outros pontos da Europa como Berlim, Roma, Londres, Paris, Viena, Amsterdam, Frankfurt ou Munique. Opções não faltam!

Onde ficar na Cracóvia

A região central é onde estão as casas medievais, a Praça do Mercado, igrejas históricas e construções na sua maioria originais que sobreviveram aos bombardeios da Segunda Guerra. Hospedar-se nessa área vai facilitar a sua locomoção até as principais atrações, restaurantes e bares.

O bairro judeu, ou Kazimierz, é o bairro mais efervescente e cool da cidade. É lá que a vida noturna acontece e não fica muito afastado do centro, portanto acaba sendo uma boa opção para quem quer fugir da obviedade turística.

Onde comer na Cracóvia

Não deixe de provar um prato bem típico da região, o pierogi, pastéizinhos cozidos com recheios diversos (geralmente de legumes) regados a algum molho delicioso. E se você for do tipo que encara comida de rua, não vá embora sem antes provar o Zapiekanka, uma baguete cortada ao meio e servida com diversos recheios como se fosse uma pizza.

Se estiver no bairro judeu, indico o Zazie Bistrô, um pequeno restaurante de comida francesa que costuma estar sempre lotado, então é bom fazer reserva antes de ir.

Se quiser mergulhar de cabeça no clima polaco, jante pelo menos uma vez no Pod Aniotami, cozinha tradicional polonesa com toques de requinte. O restaurante funciona num edifício do século XVIII e um ambiente sensacional. O melhor lugar para conseguir uma mesa é na adega.

Para os amantes de uma boa carne, recomendamos o Pimiento, restaurante argentino com várias localizações na cidade e que oferece um ótimo assado à moda argentina, claro.

O que fazer na Cracóvia

Comece o seu tour pela Cidade Velha para descobrir toda a história e a cultura da cidade que, surpreendentemente, conseguiu sair quase ilesa dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Visite o Castelo de Wawel com seus apartamentos luxuosos e jardins amplos, o complexo com suas torres e muralhas.

Se puder, passe pela Catedral onde estão enterrados 39 dos 45 reis que a Polônia teve, alguns heróis nacionais e poetas. Siga para a Praça do Mercado para passear pelas  barraquinhas de comida e artesanato típico. Se tiver sorte vai conseguir ver alguma apresentação de dandas tradicionais rolando por lá.

Ao redor da Praça será possível visigtar a Basílica de Santa Maria e a Torre da antiga prefeitura. Para os amantes da história mundial, é possível fazer um Free Walking Tour pelo bairro judeu e conhecer um pouco mais sobre a trajetória do povo judeu na Polônia.

Quem quiser se aprofundar ainda mais no lado histórico do país e, claro, tiver tempo disponível, é possível fazer um tour por Auschwitz que fica há 70km da Cracóvia, ou visitar a antiga Fábrica de Schindler, o lugar onde o empresário associado aos nazistas salvou mais de 1000 prisioneiros judeus.