Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Cruzeiro em Família – Quem topa?

Eu preciso confessar que durante muito tempo eu fui daquelas pessoas que não dava muita bola para cruzeiros. Só de pensar em ficar fechada num navio com tanta gente, sem opção de saída me dava uma certa apreensão. E eu ainda achava que esse tipo de passeio era mais voltado para pessoas mais velhas. Ledo engano!

Minha opinião mudou completamente depois que eu fui atrás de informações e ouvi a opinião de profissionais do ramo. No mercado existem inúmeras opções de cruzeiros para os mais diferentes destinos. Após muita pesquisa, compartilho com vocês alguns bons motivos de que vale a pena fazer um cruzeiro em família pelo menos uma vez na vida:

1 – Conforto além da conta

As cabines são tão confortáveis quanto verdadeiros pequenos quartos de hotéis, com camas queen size, armários, TV de tela plana (com diversos canais estrangeiros e infantis) e em alguns casos, varanda, que oferece uma vista maravilhosa e dá amplitude ao quarto.

Existem várias configurações de quartos que variam de preço: cabines internas sem janela, mas ainda assim confortáveis; cabines com varandas internas; cabines com varandas externas para o mar e até suítes familiares, com 2 quartos e varanda externa, que comportam até 6 ou 8 pessoas! Luxo total!

Ah, um detalhe: todos os quartos, corredores, salões e restaurantes têm carpete. Por um lado é confortável, mas se sua criança for alérgica, não deixe de levar as bombinhas e remédios preventivos necessários!

Sunset at a cruise ship cabin with queen size bed

2 – Muito lazer e entretenimento

Descobri que um cruzeiro é um misto de resort all inclusive, com todas as suas facilidades, e parque de diversões. Opções de lazer não faltam para toda a família e todas as idades: dá para aproveitar os Kids Clubs, shows, cassino, restaurantes, passeios, esportes, spa, piscinas, entre muitas outras coisas!

O programa do dia seguinte chega toda noite no quarto para você se programar! Nos corredores, em frente aos elevadores, existem telas touch screen, onde é possível ver a localização no enorme navio e “what to do now?”: programa atualizado com o horário e localização das diversões.

fun

3 – Gastronomia variada

O buffet self-service é super variado, com comida internacional, asiática, light. Algumas bebidas diferentes são pagas à parte. O jantar é servido sempre no mesmo restaurante, na mesma mesa, o que faz com que você tenha certeza dos seus lugares sem ter que fazer fila.

O menu muda todos os dias (entradas e pratos principais) e dizem que a comida é excelente! Se ainda assim quiser variar, há vários restaurantes fora do all inclusive, de especialidades, como italiano, japonês e até churrascaria brasileira! Fiquei com água na boca!

food

4 – Serviço excelente

Li que o serviço é impecável, o que melhora a experiência das férias: no geral, toda a tripulação é extremamente simpática e cordial!

Mas, destaque para 3 cargos essenciais: o camareiro, que sempre está por perto, limpa e arruma a cabine 2 vezes por dia, o maître e o garçon que servem a sua mesa, portanto eles já sabem todas suas preferências!

Em geral, essas pessoas merecem uma gorjeta (tip) extra no fim da viagem.

Cruise ship sails across a beautiful calm ocean. Deck chairs are laid out ready for relaxtation.

5 – Higiene e segurança

O navio não sai do porto de partida sem antes fazer uma apresentação sobre instruções de segurança, onde todos são insistentemente convidados a assistir.

No caso das crianças acima de 3 anos, todas elas usam uma pulseira com um número, que corresponde ao seu bote. Assim, se houver algum problema e a criança não estiver com você, já sabem aonde levá-la. Caso ela esteja no Kids Club e acontecer algo, eles recomendam que você vá “calmamente” para o bote, onde a equipe vai levá-la.

Outra coisa bem pensada é a quantidade de distribuidores de álcool em gel pelo navio e os funcionários. Eles sempre estão pedindo para as pessoas passarem!

security

Bom, para a experiência ser bem sucedida, escolha bem o tipo de cruzeiro, roteiro e época: de nada adianta se meter com a família em um cruzeiro de solteiros, e é bom saber que no Natal, Ano Novo ou férias de julho, tudo fica lotado com filas bem maiores.

Estou pensando seriamente em me aventurar em um cruzeiro junto com a minha família.

E você? Já foi? Conte para nós suas experiências!

Até a próxima! Beijos.