Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dicas práticas para fazer a mala das crianças

Viajar em família é sempre uma aventura, a começar pela arrumação das malas! Há quem sofra por antecipação quando precisa organizar as bagagens da família antes de uma viagem. E é fácil descobrir por que: essa tarefa não é nada tranquila quando a gente não se organiza primeiro.

A verdade é que quanto menor a criança, maior a preocupação dos pais e a lista de coisas para carregar. Ter que pensar nas necessidades dos filhos, nos possíveis imprevistos e, ainda, encontrar uma solução para tudo caber em pouco espaço, pode ser realmente um pouco desgastante. Se isso serve de consolo, pais que me leem, a tarefa de fazer as malas vai ficando mais fácil à medida que as crianças crescem. Afinal de contas, além de crianças maiores demandarem menos itens de necessidade fora de casa, a gente vai ficando mais experientes nessa tarefa a cada viagem.

A principal dica para facilitar a organização das malas e não esquecer de nada é ir preparando com antecedência uma lista dos itens que você tem que levar. Tente criar categorias que te ajudem a lembrar e organizar, se for preciso. E lembre-se: quando você “anota” na cabeça, as chances de esquecer alguma coisa aumentam bastante. Por isso, bloco de notas na mão!

Female hands holding cup of coffee or tea and silver pen closeup. Woman writing letter, list, plan, making notes, doing homework. Student studying. Education, self development and perfection concept

Como fazer mala das crianças?

Aqui vão 8 categorias que eu considero as mais importantes e exemplos do que você pode colocar em cada uma delas:

  • Roupas: camiseta, calça, short, casaco, maiô/sunga, etc.
  • Calçados: tênis, sandália, chinelos, meias, etc.
  • Higiene: fraldas, toalha, lenços umedecidos, pomada, sabonete, shampoo, escova, etc.
  • Sono: manta, chupeta, babá eletrônica, berço portátil, etc.
  • Alimentação: mamadeira, leite em pó, biscoito, papinha, colher, babador, guardanapos, etc.
  • Saúde: analgésico, antialérgico, protetor solar, repelente, termômetro, etc.
  • Entretenimento: livro, brinquedo, câmera fotográfica, carregador, carrinho de passeio, etc.
  • Documentos: RG, passaporte, carteirinha do plano médico, etc.

Leve em consideração os dias de estadia para planejar a quantidade de roupas. Pense em quantas trocas de roupa a criança geralmente faz em um dia de rotina normal. Depois multiplique as trocas diárias pelo total de dias da viagem. O resultado deste cálculo é uma estimativa da quantidade de roupa a criança vai precisar. Essa dica também serve para o cálculo de fraldas, lembrando que você pode optar por levar poucas e comprar mais quando chegar no seu destino para sua mala não ficar pesada demais.

Close up pink small kids suitcase in airport near window

Na hora de organizar a mala, faça rolinhos com as roupas, ao invés de pilhas. Assim você otimiza o espaço e fica mais prático pegar as peças sem bagunçar todas as outras.

Leve no banco do carro ou a bordo do avião uma bolsa contendo itens básicos para a criança e que você precisa acessar de maneira prática. Nesta bolsa pode ter, por exemplo, duas trocas de roupas, alguns itens de higiene, água, lanche, brinquedo e remédios. Imagine precisar de algum destes itens e lembrar que estão no porta-malas ou foram despachados na hora do embarque?

Enfim, uma mala bem organizada é o primeiro passo para uma viagem tranquila e cheia de lembranças sensacionais! Espero que a sua próxima aventura seja assim… radiante!

Um beijo e até a próxima!