Edimburgo, capital da Escócia, é uma cidade muito charmosa e com muita história pra contar. Ela tem uma beleza medieval impressionante e é conhecida como a Atenas do Norte por conta de seus prédios em arquitetura neoclássica e castelos de uma época que enche o imaginário de qualquer turista.
O Castelo de Edimburgo, uma construção imponente construída sobre uma montanha de origem vulcânica em 1093, é o símbolo da cidade e o ponto turístico mais conhecido e disputado, porém esse é um lugar que tem muito mais a oferecer para seus visitantes. Confira as nossas dicas antes de fazer as malas rumo a Escócia.
Quando ir a Edimburgo
Essa é uma cidade de temperaturas baixas, a média anual fica em torno dos 9 graus, chegando a 14 graus no verão, portanto prepare os casacos e roupas quentinhas.
Evite as férias escolares (julho e agosto) e os períodos festivos como Natal e Ano Novo se quiser fugir do excesso de turistas e, para pegar temperaturas mais quentes e dias mais longos, prefira o período de junho a setembro.
Como chegar a Edimburgo
Saindo do Brasil de avião, utilize as companhias europeias como Air France, Iberia, British Airways ou KLM que fazem conexão nas suas cidades-sede. Se preferir, voe direto para Londres e pegue o trem.
A viagem de trem dura certa de 4h30 e tem a comodidade de que você não precisa chegar muito antes do horário de saída na estação com o risco de perder o transporte.
Onde ficar em Edimburgo
Edimburgo tem uma ótima estrutura hoteleira que oferece acomodações para todos os estilos de turistas. A cidade está dividida em Old Town e New Town e ambas têm boas opções, tudo vai depender do seu roteiro e do que você quer ter por perto.
Old Town, como o nome já diz, é a parte mais antiga da cidade, tem uma grande variedade de restaurantes e casas noturnas que dá pra ir caminhando. A região da Royal Mile é perfeita! E New Town tem um ar bem residencial e muitas opções de lojas interessantes para fazer compras.
Onde comer em Edimburgo
A Escócia tem uma grande variedade de receitas de origem local e também de influência estrangeira, portanto você não vai passar aperto por lá. Você vai achar bons restaurantes praticamente em todo lugar, mas reserve uma atenção especial à parte superior da Royal Mile e Princes Street, além da encantadora Rose Street.
Se quiser mergulhar na cultura local, prove o haggis, um dos pratos mais populares de Edimburgo, cujos ingredientes são fígado, coração e pulmões de cordeiro dentro do estômago do mesmo animal, cozido por várias horas. Vai encarar?
O que fazer em Edimburgo
Visitar o Castelo
Como eu já disse anteriormente, o Castelo é o principal ponto turistico da cidade e merece sim uma visita detalhada. São diversas atrações lá dentro, incluindo o One O´clock Gun, um canhão que é acionado diariamente (exceto aos domingos) sempre à uma da tarde. É divertido, mas o barulho é ensurdecedor.
Visitar a estátua de Greyfriars Bobby
Essa é uma das estátuas mais curiosas de Edimburgo. Diz a lenda que esse simpático cachorrinho se recusou a sair do túmulo do seu dono, John Gray, e ficou lá durante 14 anos até morrer. A estátua foi construída graças a doações públicas e está localizada na região de Greyfriars e Grassmarket.
Conhecer o Parlamento
O Parlamento fica do lado oposto ao Castelo de Edimburgo e tem horários de visitação aberta ao público. Esses horários mudam de acordo com a época do ano, portanto é bom dar uma conferida antes de ir até lá. Tem até um tour guiado pelo prédio.
Visitar a Scottish National Gallery
O museu tem uma coleção de obras de diversas épocas, do Renascimento até o final do século 19, incluindo peças de Botticelli, Rembrandt e outros artistas renomados. A entrada é gratuita, portanto não deixe de passar por lá.