Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Minha viagem a Patagônia: El Calafate, Ushuaia e mais

no fim Na verdade tudo começou quando uma amiga do Turismo veio me visitar  no escritório e trouxe suas lindas fotos de quando trabalhava na Aerolineas Argentinas, ela mostrou as imagens do passeio de trenó com os cachorros de Ushuaia. Nesse dia meu filho pequeno estava na Copastur e ficou encantado mas deixei aquilo guardado para uma oportunidade.;

As férias de julho se aproximavam e na verdade eu queria ir para o Nordeste Brasileiro, mas daí pensei e poque não tentarmos aquele lugar lindo, inusitado e que ninguém conhece ……

E lá fomos nós, embarcamos dia 02 de julho para Buenos Aires, Aeroporto de Aeroparque e depois conexão para El Calafate. Como eu estava literalmente atolada, entreguei minha viagem nas mãos da Camila (uma coordenadora de eventos) que confio muito disse os principais passeios que queria fazer e para mim tudo foi uma surpresa durante a viagem.

A pouco mais de 3 horas de vôo de Buenos Aires, no extremo sul da Argentina e à beira do Lago Argentino se encontra a cidade de El Calafate. Sua maior atração é o famoso Glaciar Perito Moreno, um braço do Glaciar Patagônico Sur, o terceiro maior do planeta e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e um dos atrativos turísticos naturais mais impressionantes do hemisfério sul. Afinal, o glaciar Perito Moreno tem 70 metros de altura, 5 km de largura e nada menos que 30 Km de comprimento do mais puro gelo azulado que tem essa cor devido à grande compressão dessa massa glaciar.

A cidade, com cerca de 23 mil habitantes, foi fundada em 1927 por colonizadores alemães e apresenta ruas charmosas, residências em estilo colonial, hotéis charmosos e bons restaurantes.

El Calafate é o ponto de partida para outros lugares interessantes como o Parque Nacional Torres del Paine, na divisa com o Chile, o glaciar Upsalla e El Chaltén de onde se parte para o passeio ao Cerro Fitz Roy. É o lugar ideal para os praticantes de ecoturismo como trekkings, passeios em veículo 4×4, cavalgadas, entre outros. Ahhh um detalhe, El Calafate é conhecida por ser a Terra do Cordeiro Patagônico e lógico que chegamos e o Leandro logo quis ir provar, fomos no que o guia que nos buscou no aeroporto indicou:

*La Tablita simplesmente incrível, super bem servido, as crianças adoraram.

*No segundo dia testamos o Casimiro Bigua e lógico comemos de novo o Cordero Patagônico

*No Terceiro o Leandro quis comer uma pizza para dar uma folga para comida pesada hahahah

Os passeios:

Perito MOreno

No dia 03 fizemos um passeio a famosa Geleira de Perito Moreno, ahhh e que todos acham que é a maior mas não é ……. Gente me senti no filme “A era do Gelo” junto com o Many, Amora, Syd ……. kkkkkk . A distância entre a geleira e a cidade era de 78 km mais ou menos e quando você chega no parque tem várias possibilidades de caminhadas, mas lembrem-se todas elas você tem que enfrentar uma super subida na volta. O parque conta com uma estrutura de apoio super pequena que conta com um pequeno bar onde é possível tomar um pequeno lanche na hora do almoço, mas nada de especial, banheiros limpos e uma pequena lojinha de souvenirs.

Após o almoço saímos do lugar onde almoçamos e fomos ao ponto de embarque para um passeio de barco, chegamos bem perto do Perito Moreno, pudemos ver alguns pedaços pequenos caírem na água, passamos por alguns icebergs, foi interessante e bem lindo pois estava sol e isso é bem raro na região.

Saiba mais sobre Perito Moreno:

É difícil encontrar palavras quando se visita o glaciar Perito Moreno. Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco ele é apenas um dos cerca de 50 glaciares que compõem o terceiro maior campo de gelo do mundo, os Campos de Gelo Sul (Campos de Hielo Sur).

Com 70 metros de altura, 5 km de frente e 30 km de profundidade do mais puro gelo azulado, o glaciar impressiona muito os visitantes que circulam pelos 4 km de passarelas e mirantes, querendo admirar o desprendimento dos blocos de gelo que avançam cerca de 1 a 3 metros por dia e caem na água em meio a um grande estrondo. É um espetáculo visual e sonoro imperdível pra quem curte a natureza.

Não existe data prevista mas sabe-se que em média a cada 5 anos ocorre um grande desprendimento de gelo da fachada principal do glaciar proporcionando um espetáculo magnífico e ensurdecedor. Mas mesmo quem não for premiado com este evento pode observar que é freqüente o desprendimento de blocos pequenos que permanecem “flutuando” no Lago Argentino formando uma trilha de pequenos icebergs.

No dia seguinte (04) fizemos um passeio 4X4 onde dizia que teríamos uma aventura com parada para almoço e realmente foi uma aventura, confesso que os meninos ficaram com medo conforme nosso guia chegava perto dos penhascos com a Land Rover, mas era uma pessoa muito experiente e que dirigia super bem, a paisagem que tivemos foi indiscutivelmente uma das mais lindas do Lago Argentino. A nossa surpresa, a parada para o almoço era em uma cabana literalmente no meio do nada, e quem fez nosso almoço foi nosso motorista, era praticamente um abrigo no meio do nada. Ele chegou e ascendeu um forno a lenha e fez vários bifes para colocar em pães (tipo franceses), ele tinha vinho, água e refrigerante, os meninos adoraram a experiência e a comida realmente estava bem gostosa.

Dia 05 foi o dia de irmos embora de El Calafate, pegamos o voo com destino a Ushuaia e depois de 1:30 de voo chegamos em uma paisagem branquinha, no extremo sul da América Latina, no fim do mundo.

Ushuaia é uma cidade da Argentina e capital da Província da Terra do Fogo. A cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, que trouxe muitos funcionários administrativos e atraiu novos colonos, mas também fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local.

A partir da metade do século o presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, com a instalação de diversos serviços, a melhoria na infraestrutura urbana e a criação de incentivos governamentais para a fixação de novos residentes. Ushuaia possui, de acordo com o censo de 2010, 56.825 habitantes, dos quais 29.140 são homens e 27.685 mulheres, residindo em 20.766 habitações. A economia de Ushuaia dependeu inicialmente da atividade de pescadores, caçadores de lobos-marinhos, baleeiros e criadores de ovelhas, mas segundo Mastrocello, progrediu com vagar. O primeiro impulso firme para a estruturação econômica da cidade e da província foi a construção do presídio, um prédio de grandes proporções, que atraiu uma grande população adicional de detentos e oficiais carcerários, produzindo o efeito em cascata de dinamizar várias outras áreas estruturais, como os transportes, o sistema postal e bancário, o comércio, o abastecimento energético, os serviços médicos, a indústria e a própria construção civil. Quando o presídio foi desativado em 1947, a região sentiu um grande choque, desacelerando sua economia até praticamente estagnar. A chegada de uma grande leva de italianos nesta época contribuiu para dissipar o marasmo e abrir investimentos em outras áreas, como a navegação e a pesca. A instalação de divisões da Marinha no prédio do presídio, incluindo um hospital, também beneficiou a comunidade. A presença da Marinha, dinamizando o tráfego naval na região, foi um dos estopins para a redescoberta do potencial turístico da Terra do Fogo, que desde os anos 70 se tornou o principal setor da economia local.

O Hotel que nos recebeu foi o Las Hayas, muito bem estruturado para receber as famílias, nosso quarto atendia bem a 2 adultos e 2 crianças, jantamos lá todos os dias pela preguiça de sair, pegar taxi e ir a um restaurante. Ahh um detalhe, taxi é uma coisa escassa na cidade então sim é bom contratar os tours desde o Brasil.

Nosso primeiro dia de passeio em Ushuaia fizemos o famoso trem do fim do mundo, onde estão aquelas placas com a distância até o Alaska de 17.848 km. Chegando lá existe uma passarela onde chegamos a Bahia Lapataia uma paisagem lindíssima e que vale o “passeio slow motion” do trem. Para os meninos tudo vale a pena onde tem neve, mas eu particularmente deixo eles de roupas de ski que são impermeáveis todos os dias pois eles se divertem a cada ponto turístico, luvas são indispensáveis e gorros também. Voltando a cidade depois desse passeio almoçamos no Casimiro (mesmo restaurante de El Calafate), mas a qualidade não era a mesma ou não demos sorte. Depois fomos ao museu da cidade de Ushuaia onde se pode carimbar o passaporte com um selo escrito “final do mundo” , ahh o museu é micro.

No dia 7 saímos do Hotel para um passeio a uma “fazenda” onde tínhamos passeio de moto de neve e trenós com os cachorros, tínhamos também o chamado “ski del fondo” mas pulei esse pois não achei que fazia muito sentido esquiar no reto. O passeio de moto durou mais ou menos 30 minutos e o Leandro levou o Gabriel na garupa e eu o Matheus, estava um frio de mais ou menos -10C, o ideal e se entupir de creme no rosto pois o frio queima mesmo, mas valeu a pena, andar nesse brinquedo de gente grande sempre foi uma coisa que eu queria. Almoçamos nesse lugar o cordeiro patagônico e estava uma delícia e logo após o almoço fomos para o passeio de trenó, fizemos questão de conhecer o canil onde os cães vivem e os meninos brincaram com quase todos e eram super dóceis, sinal que são bem tratados, tinha essa preocupação. Agora tive uma frustração, estava esperando huskies, e o que encontramos foram misturas de várias raças e nada de huskies puros. Perguntei ao nosso guia se em algum lugar isso existia e ele me disse que não. Lá nesse lugar enquanto ficamos esperando alugamos aquele trenó de plástico para os meninos brincarem de esqui bunda eles saíram de lá exausto, valeu muito a pena.

Para o dia 08 tinhamos o passeio do Canal Beagle contratado, mas resolvi cancelar pois na época do verão existem  lugares que podemos ver os pinguins mas nessa época íamos somente navegar no frio e mais frio, então achei que para as crianças seria mais legal esquiarmos, nossa viagem com os meninos sempre tem o foco de diversão e esportes.

Então dias 08, 09 e 10 fomos esquiar mesmo no Cerro Castor e pasmem, fiquei impressionada com a organização  para compra do lift, aluguel de equipamento, eles tem uma linha de produção super organizada, mas lógico que nem tudo é perfeito, tudo demora muito não é? Mas quem esquia sabe que esqui é divertido mas também um esporte de paciência ……….  Ahh nesse próprio lugar tem um hotel chamado Cabañas Lodge que é super de luxo, para quem quer esquiar 7 dias vale a pena. No primeiro dia pegamos um professor para o Matheus excelente chamado Gustavo, super recomendo para crianças.  Ahh, a distância, o Cerro fica a mais ou menos meia-hora de distância de Ushuaia, bem pertinho e quando vc aluga o equipamento por mais dias a empresa guarda para vc então zero trabalho de carregar, achei a estrutura excelente.

O Aprés Ski do Cerro tem várias opções na montanha e todos os dias comemos por lá, empanadas, sanduíches, cappuccinos, doces, uma super variedade J Estou voltando rolando de tanto que eu comi L :((((((((

Uma dica importante, não deixem para comprar nada por lá, é tudo muito caro e não vale a pena, levem o máximo que puderem de roupas impermeáveis.

Bom, essa foi minha viagem, espero que tenham gostado, até a próxima …..