Bruxelas é uma das cidades mais bonitas da Europa. Principal cidade da Bélgica e considerada a capital da União Européia, reúne construções espetaculares em estilo gótico, barroco, neogótico e clássico, sendo que algumas delas têm mais de 300 anos de idade.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Bruxelas →
É um paraíso para os amantes de histórias em quadrinhos, pois é a terra do Tintin, Luke Luke, Smurfs e vários outros personagens, além de ser a sede dos maiores museus de miniaturas e carros antigos da Europa, e para muitos é a capital mundial da cerveja, do chocolate e do waffle.
5 Coisas para fazer em Bruxelas
1. Catedral de São Michel
Construído inicialmente para servir como uma capela dedicada a São Michel, no século IX, o prédio da catedral que vemos hoje em dia só começou a tomar forma por volta do ano de 1226, ou seja, são mais de 1000 anos de história.
O exterior da catedral é impressionante, e a fachada gótica não deixa nada a desejar quando comparada a outras catedrais importantes da Europa. Preste atenção a todos os detalhes, como as estátuas de figuras bíblicas e as colunas em espiral, itens que podem ser encontrados em diversos outros prédios de Bruxelas inspiradas na catedral.
2. Place de l’Agora e Galeries Royales
Localizada entre a Grand Place e a Catedral de Bruxelas, esta praça vai te dar uma ideia do que está por vir se você passar por lá antes de chegar na Grand Place. Cercada de belos prédios e lojas, e com uma imensa estátuta de bronze de Charles Buls, ex-prefeito de Bruxelas com o seu cachorro, a Place de l’Agora tem uma das galerias de lojas mais espetaculares da Europa, as Galeries Royales.
Ao longo da galeria se encontram lojas e mais lojas de chocolate, e outros produtos refinados, além de cafés com mesas na calçada, perfeitos para um momento de relaxamento enquanto você admira a beleza do lugar.
3. Grand Place
Todas as cidades mais importantes da Bélgica têm um ponto em comum em sua geografia: a Grand Place. A Grand Place é onde você encontra os prédios de maior esplendor arquitetônico, com fachadas elaboradas e de muito brilho.
Em Bruxelas, o ponto central da Grand Place é o prédio da antiga prefeitura (Hotel de Ville), que tem uma torre imensa, com 96 metros de altura. Além do Hotel de Ville, a praça tem outros prédios antigos e escritórios importantes, como a Maison du Roi (Casa do Rei), onde funciona o museu da Cidade de Bruxelas, e fica em frente a prefeitura.
A Grand Place é o principal ponto turístico de Bruxelas, e atrai multidões de dia ou de noite, principalmente no verão. Pode ser uma boa ideia sentar em um dos cafés para apreciar a paisagem, enquanto aproveita uma bebida quente ou uma bière (cerveja em francês).
4. Rota dos Quadrinhos
A Bélgica é a pátria de alguns dos desenhistas e quadrinhistas mais famosos do mundo e Bruxelas expressa essa arte através de murais com cenas de desenhos em quadrinhos. Estas pinturas, geralmente feitas nas paredes de prédios, e com vários metros de altura, têm o efeito de mudar totalmente a paisagem urbana, de tão realistas que são. As cores vivas chamam a atenção e dão um toque todo especial à cidade.
É possível descobrir os principais murais espalhados pela cidade de duas formas: obtendo um mapa com a rota, no centro de informações turísticas (localizado na Grand Place, no prédio da prefeitura) ou reservando um passeio com um guia que conhece todos eles, e é especialista no assunto.
5. Atomium
Apesar de ser uma estrutura futurista, o Atomium de Bruxelas foi construído há mais de 60 anos. Como vários outros grandes monumentos da Europa, a exemplo da Torre Eiffel, o Atomium foi construído para uma Grande Exibição, um evento durante o qual cada país tinha a oportunidade de demonstrar suas habilidades, seja em engenharia, arquitetura ou nas artes.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Bruxelas →
A estrutura tem mais de 100 metros de altura, e na redoma do topo, onde fica o mirante, você tem uma vista fenomenal de toda Bruxelas. Há também exibições sobre a história do Atomium, dentro das outras cápsulas. Se você resolver subir, não deixe de olhar para cima quando estiver dentro do elevador. O teto é de vidro, o que possibilita ver o interior da estrutura durante a subida.