Hong Kong, na China, é uma cidade que te recebe com uma paisagem icônica, gastronomia legendária e uma natureza exuberante. Passear sem destino pelas ruas de Hong Kong já é uma grande atração, afinal quando estamos num lugar tão exótico, onde tudo é diferente, qualquer caminhada é interessante.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Hong Kong →
Mas existem lugares fantásticos por lá, que merecem um espaço no seu roteiro. Veja a seguir algumas coisas que você não pode deixar de fazer em Hong Kong.
1. Visite um dos inúmeros mercados da cidade
Em Hong Kong existe um mercado para cada tipo de atividade. Você vai encontrar mercado de pássaros, de flores, de antiguidades, de frutos do mar, é impressionante! Entre todos esses locais, indico três que, na minha opinião se destacam: o Mercado de Flores de Mong Kok, o Mercado de Stanley e o mercado da rua Wan Chai.
Em Kowloon, o Mercado de Flores de Mong Kok, é uma rua inteira só com lojas de plantas. Os arranjos são lindos e delicados. Pena que não dá para levar para casa, mas vale a visita. O seu dia vai ficar muito mais alegre! O mercado fica na Flower Market Road, estação Prince Edward do metrô.
O Mercado de Stanley é o lugar ideal para comprar souvenires. A diversidade é tão grande quanto na Temple Street, porém num ambiente muito mais agradável. Os preços parecem melhores, também. Além dos souvenires, você vai encontrar conjuntos de chá e artigos de decoração em lojas mais bacanas.
No trecho da Wan Chai Road entre a Fleming e a Cross Street, no bairro de Wan Chai, funciona outro mercado muito interessante. Não é bem um mercado formal, mas uma reunião de quitandas, açougues e padarias em uma ruazinha estreita. Por lá você vê patos assados e pendurados, frutas diferentes, cabeças de porco, ovos estranhos e muitos moradores fazendo compras, o que é sempre um bom sinal. Vale a pena se você quiser mergulhar na cultura local.
2. Aproveite para ver a cidade de cima
Hong Kong tem uma paisagem incrível com seus arranha-céus e montanhas que fazem suspirar. Procure por restaurantes que ficam nos andares altos de hotéis e prédios comerciais, a maioria deles tem varandas e janelas que oferecem vistas fabulosas da cidade.
Além disso, dê um pulinho em The Peak, local que pode ser considerado o Corcovado de Hong Kong. Esse é o ponto mais alto da ilha, de onde se tem uma vista deslumbrante do porto, dos prédios e das redondezas.
3. Mergulhe na gastronomia local
A culinária chinesa tem uma diversidade considerável de ingredientes e sabores, mas se tem uma iguaria que ninguém deve deixar de provar são os dim sum. Dim sum são pequenas porções de pastéizinhos cozidos no vapor ou fritos com recheios diversos. É um petisco tradicional da gastronomia local e há restaurantes de dim sum por todo lugar, de diversos estilos: fast food, tradicionais salões de chá, pequenas portinhas ou grandes terraços com vista para a cidade. Aproveite para provar o máximo possível e eleger o seu preferido!
4. Conheça um lado mais tranquilo da cidade
Nem só de prédios modernos e neons é feita Hong Kong. Há lugares ao longo da orla que fazem a cidade paracer um pequeno balneário. Um deles é Repulse Bay. Por lá existe uma espécie de jardim temático religioso multicolorido, com divindades taoístas, dragões de mosaico e uma ponte da longevidade. Cada vez que você cruza a ponte, ganha mais 3 dias de vida.
Perto dali, em Stanley, tem um calçadão delicioso para passear, com barzinhos em frente à orla servindo cerveja gelada e petiscos. Escolha um, peça a sua Tsingtao e aproveite um bem-vindo intervalo do agito de Hong Kong.
5. Faça uma homenagem a Bruce Lee
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Hong Kong →
Em Kowloon, conheça a Avenue of the Stars, ou seja a Calçada da Fama de Hong Kong. Não se anime demais, pois essa é a calçada da fama mais cheia de artistas desconhecidos para nós, ocidentais. Ela fica à beira de Victoria Harbour, chegando lá vá direto para a estátua do Bruce Lee e faça a sua melhor pose junto do mais célebre astro de Hong Kong.