Londres é uma cidade que oferece uma infinidade de passeios e atrações, boa parte deles reservada para o período diurno. Organizar o itinerário por regiões é uma boa opção, pois assim é possível economizar tempo e aproveitar melhor a capital inglesa durante a sua estadia.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Londres →
Para facilitar a locomoção, tenha em mãos um mapa da cidade. Eles são distribuídos gratuitamente em boa parte dos hotéis, e ficam disponíveis também no London Information Centre. Caso você tenha um smartphone, a dica é adquirir um sim card local, fazer o download de mapas e roteiros e utilizar a tecnologia a seu favor!
Roteiro na capital inglesa ponto a ponto
Depois de fazer check in no hotel, rume para o Hyde Park, um parque enorme com o lago Serpentine no centro. Recomendo alugar uma bicicleta se o tempo estiver bom, pois o parque é bem grande. No final dele, você encontra o Kensington Palace e Gardens, onde foi o lar da princesa Diana.
A próxima parada é na Harrods, a mais famosa e exclusiva loja de departamentos do país. Visitar todos seus andares é um evento, a loja está cheia de mercadorias refinadíssimas com preços também extraordinários. Tem de tudo, desde móveis, cristais, piano, decoração, grifes, comida e muitas delícias. Não deixe de visitar as áreas de alimentação lindamente decoradas, com mais de 29 bares e restaurantes.
A Harrods foi aberta em 1849 como uma pequena e impecável mercearia e em 1905 foi construído este monumento com mais de 300 departamentos. A loja é mais impressionante à noite, com suas mais de 11.500 luzes acesas.
Em seguida, rume para a London Eye, a maior roda gigante do mundo, à beira do Rio Tâmisa, do lado oposto ao Parlamento. Andar nela é obrigatório em Londres e a vista lá de cima é incrível. São 32 cabines com espaço para até 25 pessoas em cada uma e visibilidade total de cada canto. A volta dura 30 minutos. A dica é chegar cedo ou comprar os ingressos com antecedência pela internet, pois a fila costuma ser grande.
Após passear na London Eye e passar pelo Parlamento e Big Ben, vá em direção à Abadia de Westminster, a igreja tem uma gloriosa arquitetura medieval. Nesta abadia aconteceu o funeral da princesa Diana, a coroação de Elizabeth II e o casamento do príncipe William com Kate Middleton.
Siga em direção do St. Jame’s Park, o parque mais elegante de Londres. Ele é bem menor que o Hyde Park, mas é muito agradável. Ao final dele você chegará no Palácio de Buckingham, a residência mais famosa de Londres e um dos maiores destaques da cidade, onde ocorre a troca da guarda às 11h30, em dias alternados, nos meses de agosto a abril.
Pertinho do Palácio está a Trafalgar Square, uma praça super movimentada, com fontes, cheia de gente e vida onde acontecem diversos eventos. É lá que está a estátua de Nelson, que derrotou Napoleão na batalha de Trafalgar. O National Gallery também fica na Trafalgar Square e a entrada é gratuita. Se decidir entrar, limite-se a uma ou duas horas nesse museu, visitando a ala Sainsbury.
Tente almoçar no Convent Garden, uma das áreas mais agitadas da cidade e um local popular tanto entre londrinos quanto entre turistas. É a primeira praça planejada da cidade, com restaurantes, lojas e concertos ao ar livre. É uma delicia de lugar, inclusive o restaurante do Jamie Oliver (Union) fica por ali.
Siga em direção a Leicester Square, o coração do bairro do entretenimento, com salas de cinema, lojas, bilheterias dos musicais, tudo muito movimentado e agitado. Depois em frente até Picaddily. Picadilly Circus é o cruzamento com a Regent St., uma das mais famosas da cidade, por seus anúncios em neon e pela estátua de Eros.
Pegue a Regent St. em direção ao British Museum, principal museu de Londres, também com entrada gratuita. É o mais antigo museu do mundo, com mais de 6 milhões de obras de mais de 1,8 milhões de anos. Estipule um tempo por lá também, pois é bem grande e não deixe de ver as múmias.
Londres tem muito que ver e diversas atividades para todos os tipos de turista. Então reserve pelo menos 4 dias na cidade e tênis confortáveis para aproveitar intensamente essa cidade incrível e cosmopolita.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Londres →
Até a próxima. Beijos.