Muitas vezes esquecida por seu pequeno tamanho e população – são menos de 700 mil habitantes -, Montenegro é um país europeu da região dos Balcãs que guarda boas surpresas e cenários de tirar o fôlego.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Montenegro →
Brasileiros não precisam de visto para visitar o país e, apesar de ter adotado o Euro como moeda oficial, os preços são convidativos. A comunicação com os locais em inglês é razoável: os jovens se viram bem e os mais velhos não têm a menor noção. De qualquer forma, as pessoas em geral se esforçam ao máximo para ajudar. E o país é seguríssimo, inclusive para mulheres que viajam sozinhas. Confira abaixo algumas das principais atrações do país.
1. Kotor
Kotor é uma linda cidade considerada patrimônio da UNESCO, com um centro histórico super charmoso e um porto bem movimentado. Não deixe de subir quase 1500 degraus até a fortaleza de onde você será contemplado com uma vista incrível da cidade. Kotor tem muita personalidade, assim como o resto do país, portanto você não vai se arrepender de dar um pulo por lá.
2. Perast
Outra cidade patrimônio da UNESCO, a população é de provavelmente menos de 500 pessoas e a cidade é fechada para circulação de carros. Fica há apenas 10 km de Kotor, mas Perast é um mundo diferente, lento, sonolento e bonito. Na água você pode avistar duas pequenas ilhas, São Jorge e Nossa Senhora da Rocha, onde é possível fazer visitas de barco. Este é realmente o paraíso dos Balcãs. Há uma área para nadar, um bar discreto na praia, e o lugar é tão desconhecido dos turistas que você vai encontrar no máximo uma meia dúzia de outros nadadores.
3. Cetinje
Cetinje foi a primeira capital de Montenegro e fica logo acima da cordilheira que se esconde por trás de Kotor e Perast. Vá direto para a praça principal e confira a antiga residência do Rei Nikola, agora transformada em museu. A praça está cheia de museus e igrejas para se visitar e tirar boas fotos, além de ser um ótimo local para caminhar.
4. Parque Nacional Lovcen e Mausoléu de Njegos
Este é com certeza um dos pontos que você não pode deixar de visitar quando estiver em Montenegro. O parque nacional fica a cerca de 40 minutos de carro de Cetinje e é dominado pelo Monte Lovcen, todos os 1750m dele. A verdadeira razão para vir aqui, além da natureza exuberante, é o Mausoléu de Njegos que foi construído sobre o segundo pico mais altos do parque nacional, o Jezerski. Dá para chegar no topo de carro, mas ainda assim será preciso subir os 461 degraus a pé, porém, uma vez lá em cima você será recompensado com uma visão de até 80% de todo o país em um dia claro. É espetacular. O túmulo também é bem interessante, trata-se de uma construção toda de mármore no interior da montanha. Intrigante, no mínimo.
5. Monastério de Ostrog
O Mosteiro de Ostrog está localizado no centro de Montenegro, a cerca de 3 horas de carro de Kotor e Budva. O lugar é como a cidade perdida de Petra, porém localizada nos Balcãs, e pode-se dizer que é realmente quase tão impressionante quanto. Construído em um penhasco, quase um quilômetro acima do vale, ninguém sabe ao certo como e com quais sacrifícios ele foi erguido. Realmente um lugar que você não pode deixar de ir. Se você não quer (ou não gosta de) dirigir, é possível fazer fazer um tour pelas cidades turísticas por cerca de 30 euros.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Montenegro →
Preparados para visitar Montenegro na sua próxima ida para a Europa? Então aproveite as nossas dicas e pé na estrada!