Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

O que fazer em Ouro Preto?

O que fazer em Ouro Preto

Você provavelmente já ouviu falar muito de Ouro Preto por causa de sua arquitetura colonial, que concedeu a cidade o título de Patrimônio Histórico Cultural.

É uma viagem perfeita para quem adora arte, principalmente o período do barroco brasileiro. Ainda assim, é possível encontrar outras atrações pela cidade, inclusive se aventurar pela culinária típica mineira.

Planejando uma viagem para Ouro Preto? Confira essas dicas de quando ir, como chegar, onde se hospedar, onde comer e também o que fazer por lá:

Quando ir a Ouro Preto

Se o objetivo é aproveitar uma viagem tranquila sem grande movimentação de turistas o melhor é optar por ir a cidade fora dos períodos festivos ou nos feriados.

No Carnaval por exemplo Ouro Preto costuma ferver de pessoas e o evento pode ser considerado um dos mais interessantes do Brasil. Então, se você quer cair na folia pode aproveitar esse feriado.

Na Semana Santa e no mês de julho – quando acontece o Festival de Inverno – a cidade também costuma ficar mais movimentada. Previra esses períodos apenas se seu objetivo for aproveitar as festividades.

Como chegar a Ouro Preto

Para chegar a cidade de Ouro Preto você pode vir de avião até o Aeroporto de Belo Horizonte e de lá alugar um carro ou vir de ônibus.

É possível também se aventurar a vir direto de carro ou de ônibus, principalmente se você gosta de conhecer o Brasil e fazer algumas paradas antes de chegar ao seu destino final.

Onde ficar em Ouro Preto

Você pode contar tanto com hotéis ou pousadas quando for conhecer a cidade. Ainda assim, leve em conta qual é o objetivo da sua viagem.

Vai conhecer os principais pontos turísticos? Fique no centro da cidade. Vai curtir alguma festividade? Escolha uma pousada ou hotel próximo ao evento.

Como sugestões temos o Hotel Colonial ou a Pousada Vila Rica, ambos bem no centro da cidade.

Onde comer em Ouro Preto

A culinária mineira por si só poderia ser considerada uma atração turística. Tanto que em uma visita a Ouro Preto você não pode perder a oportunidade de degustar algumas delícias.

Frango ao molho pardo, feijão tropeiro e o frango com quiabo são algumas boas opções para o almoço. E não se esqueça, é claro, de petiscar as sobremesas: doces de frutas e de leite serviços com muito queijo Minas.

Dentre as opções há o Bené da Flauta, que conta com uma cozinha variada; o Café Cultural de Ouro Preto, perfeito para quem não dispensa um bom cafezinho; a Casa do Ouvidor, ótima para um jantar a dois; e o Chafariz, especialista em comida regional.

O que fazer em Ouro Preto

Tenha em mente que assim que você pisar em Ouro Preto terá a sensação de que está a viajar pelo tempo. Além é claro de ter uma aula de história ao vivo, sempre que caminha pelas ruas.

Enquanto estiver por lá, aproveite para apreciar as obras de arte barrocas, nas igrejas e museus da cidade.

Não deixe também de comprar souvenires em pedra-sabão, a lembrancinha mais comum de Ouro Preto. Você poderá encontra-las nas principais feirinhas da cidade.

Faça um passeio de Maria Fumaça, indo até Mariana – o que pode ser uma boa oportunidade para visitar a cidade vizinha – enquanto estiver dentro da locomotiva você se sentirá literalmente no começo do século XX.

Quem quer um contato com a natureza pode visitar o Parque Estadual do Itacolomi, onde será possível fazer trilhas e caminhadas ou o Parque Horto dos Contos, que foi o segundo Jardim Botânico do Brasil.

O Mirante do Morro São Sebastião também é um atrativo imperdível. Você se sentirá vendo uma cena de cartão postal.

E para finalizar, que tal visitar as minas de ouro? Várias delas são abertas a visitação!