Phuket é a maior e mais visitada ilha da Tailândia, com o segundo maior aeroporto do país, muito movimentado por ser bem próximo a outros cobiçados destinos na região. Há quem diga que a ilha já perdeu um pouco o encanto do passado, pois hoje em dia ela é dominada por resorts, excursões de turismo e a região central virou uma bagunça, onde turistas de diversas partes do mundo estão mais interessados na badalação.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Phuket →
É verdade que a grande maioria das pessoas que já visitaram Phuket, dirão ser um destino que não vale a pena gastar muito tempo, pois existem roteiros nas ilhas vizinhas que caem no gosto de qualquer um. Porém, por ser uma ilha tão grande existem sim lugares menos explorados, paraísos secretos e passeios imperdíveis que somente um viajante com paciência e tempo poderá descobrir.
1. Praias
Phuket tem mais de 15 praias relativamente próximas entre si e consideradas algumas das melhores do mundo, com areia fininha, água cristalina e temperatura excelente. E tem para todos os gostos: enquanto Patong Beach, no bairro mais turístico, é mais agitada, com infraestrutura de bares e esportes aquáticos, outras praias ainda se conservam bastante intocadas e tranquilas, como Nai Thon, Kamala e Hat Karon. Agitadas ou não, as praias de Phuket merecem a visita. E não deixe de assistir o pôr do sol em Patong Beach, mundialmente famoso e definitivamente inesquecível.
2. Atividades ao ar livre
As praias de Phuket são um paraíso para quem gosta de esportes aquáticos como kitesurfe, surfe e mergulho, estando, inclusive, entre os 10 principais destinos para mergulho no mundo, com águas mornas (média de 28 ºC), vida marinha abundante e excelente visibilidade. Mas as opções não se resumem a isso: em Phuket também é possível fazer atividades como escalada, golfe, cavalgada e bungee jump, entre outras atrações radicais que podem ser feitas através de agências em passeios de um dia.
3. Parques e cachoeiras
Nem só com a água do mar se alivia o calor em Phuket: longe da costa e muito menos conhecidas, estão florestas, piscinas naturais cristalinas e cachoeiras lindas que merecem a visita. Entre as mais famosas estão a cachoeira de Kathu e as de Ton Sai e Bang Pae, as duas últimas localizadas no Khao Phra Thaeo National Park, área de floresta tropical excelente para um dia de passeio com piquenique.
4. Gastronomia
Os mercados de frutos do mar são enlouquecedores em Phuket, com peixes, lagostas e camarões bem fresquinhos e preparados na hora por preços muito atraentes. Existem vários mercados de peixes na ilha, sendo o mais turístico o de Patong, e o maior e mais popular o de Old Phuket Town. Mas os fish markets não são a única atração gastronômica da ilha: é em Phuket que ficam alguns dos mais premiados e sofisticados restaurantes da Tailândia, e também uma grande variedade de restaurantes bons e baratos, que vão desde a comida tailandesa tradicional até pratos indianos, mexicanos e italianos. E isso sem falar na variedade de barraquinhas de comida de rua, a melhor forma de conhecer, de verdade, a comida de um lugar.
5. Templos budistas
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Phuket →
Com 29 templos budistas (boa parte deles com mais de 500 anos de idade) e uma grande variedade de museus, Phuket tem excelentes atrações culturais para quem quiser dar um tempo das praias. Os templos principais são Wat Chalong, considerado um lugar de cura, e o What Phra, também conhecido como o Templo do Buda Dourado, por abrigar uma estátua gigantesca de Buda, com uma história que fascina os visitantes. Além dos templos, museus como o Thalang National Museum, sobre a história tailandesa, e o Phuket Seashell Museum, com fósseis de 380 milhões de ano, também merecem a visita. Já para quem gosta de natureza, o Phuket Butterfly Garden & Aquarium e suas centenas de espécies de borboletas tropicais voando livres sob um grande domo também valem uma passadinha.