Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

O que fazer em Santiago do Chile: os principais atrativos

Multicultural e rica em história, gastronomia e atrativos, Santiago, capital do Chile, surpreende aos visitantes. O destino é como uma mini São Paulo, mas mais charmosa e regada a grafites que colorem os prédios cinzas das ruas. O local leva o carimbo de descolado e é uma cidade com muitas opções e variedades de atividades. Com mais de 6,5 milhões de habitantes, a cidade é bem limpa e marcada por seu povo simpático sempre disposto a ajudar os turistas perdidos que passam olhando tudo com avidez e curiosidade. Outra vantagem é que o destino não é tão caro. A apenas poucas horas de avião do Brasil, é possível aproveitar um feriado e dar uma esticada até nosso vizinho aqui na América do Sul. Para ajudar a escolher entre a infinidade de atividades, confere uma lista com o melhor de Santiago:

1. Museu de arte pré-colombiana

Museu de arte pré-colombiana

O museu é enorme e conta com um vasto acervo sobre as civilizações que viveram no Chile e América do Sul. Muitas das peças datam de 4.500 anos antes da chegada dos espanhóis ao continente. Além de cerâmicas, o museu ainda conta com vestimentos e usuários, relata os costumes, expões armas e joias.

2. Walking Tour

Muito bem estruturado, os walking tours são passeios guiados a pé pela cidade, passando pelos principais pontos turísticos. O diferencial é que o turista consegue ter uma visão bem local dos bairros. Os guias ainda indicam os melhores restaurantes, bares, baladas e o que vale a penas visitar na cidade. É ótimo para conhecer o destino antes de se aventurar pelas ruelas. O tour é gratuito, mas recomenda-se uma gorjeta ao final do passeio.

3. Casa de Neruda

La Chascona, a casa de Pablo Neruda

De longe um dos passeios mais interessantes da cidade. A casa, construída pelo próprio poeta Neruda, revela um pouco de sua personalidade. Assim como seus textos, a La Chascona (palavra quíchua que significa emaranhada), como foi chamada por Neruda em homenagem aos cabelos selvagens de sua amante parece ter vida própria. A dica é fazer o passeio com o áudio guia, que explica cada ambiente e relata um pouco da vida do poeta, bem como seu dia a dia com sua amante Urrutia, assim como de seus amigos próximos como Salvador Allende e Augusto Pinochet. A experiência é uma aula de história e arte.

4. Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Este impactante museu conta em registros fotográficos, históricos, artigos, vídeos, declarações, cartas, desenhos e um largo acervo de fatos o período da ditadura militar chilena, que aconteceu entre 1973 e 1990. É bem impactante, principalmente pela similaridade do curso da história no Brasil. Um museu de memórias e emoções.

5. Cerro San Critobal

Para uma vista privilegiada da cidade, visite o Cerro San Cristobal. A subida é feita em um bondinho sobee trilhos e tem uma vista espetacular da cidade. O melhor horário é pouco antes do pôr-do-sol quando o céu fica colorido de tons rosas, amarelos e laranjas. Um verdadeiro show da natureza acima da imensidão de prédios e casas.

6. Pueblito de los Dominicos

Com mais de 150 lojinhas, este é um dos melhores lugares para comprar artesanato na cidade. São diversas opções de porta-moedas, calças e roupas típicas, mochilas, lembrancinhas, chaveiros, quadros, tecelagem e muito mais.

Veja os melhores hotéis para se hospedar em Santiago →

7. Emporio La Rosa

O Emporio La Rosa não encabeça apenas a lista de melhor sorvete do Chile. A sorveteria consta na lista entre as 25 melhores do mundo. E o título faz jus ao sabor. São diversas opções que parecem como pedacinhos de paraíso em formato de massa doce congelada. Destaque para os sabores exóticos como: rosas, doce de leite, chocolate com laranja, mel e canela. É para comer todo dia e repetir.