Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Os melhores festivais do mundo para se divertir nas ruas

Um ano para celebrar: Veja alguns dos melhores festivais do mundo para se divertir nas ruas e atrair boas energias

O final do ano e o início de um novo nos lembra as mais diversas razões para celebrar e comemorar o que se passou e pedir por boa sorte e felicidades para o novo ciclo que começa. No Brasil, logo após o Réveillon, as pessoas já começam a se preparar para o Carnaval, pensando em fantasias, cores, purpurina e confete. A verdade é que adoramos uma festa e um qualquer motivo é desculpa para sair na rua e fazer uma bagunça. Mas não somos os únicos. Ao redor do mundo muitas nações tem seus próprios ‘carnavais’ e festivais que mostram um pouco da cultura e crenças locais. Confira alguns dos festivais mais divertidos do mundo:

1. St. Patricks Day (Irlanda)

No dia 17 de março, a Irlanda vibra em tons de verde, celebrando São Patrício (Saint. Patrick), o padroeiro do país. Durante uma semana, sendo o dia de maior comemoração o próprio dia 17, as pessoas usam roupas verdes e utilizam o tradicional trevo de três folhas, seja em pinturas ou adereços. As ruas são tomadas por desfiles. E os pubs fazem festas com direito a cerveja verde. Um espécie de carnaval brasileiro, de cor única e fantasia obrigatória de Leprechauns, os duendes irlandeses que, segundo a lenda, trazem fortuna para aqueles que os capturam ou os tem como amigos.

2. Festival das Lanternas (Taiwan)

No mês de fevereiro, cerca de 15 dias antes do ano novo chinês, em Pingxi (Taiwan),  acontece o Festival das Lanternas. Na data, os moradores e visitantes iluminam o céu com lanternas flutuantes que levam mensagens de amor, sorte e felicidade para o novo ciclo que começa. São seis dias de comemorações e muita magia.  A cidade de Chiang Mai, na Tailândia, também realiza um festival similar, chamado de Yi Peng. Mas o evento acontece na lua cheia de novembro.  

3. Songkran Festival (Tailândia)

A cidade de Chiang Mai também recebe uma das maiores guerras de água do mundo. É o Songkran Festival, um festiva que acontece durante o ano novo tailandês. Tradicionalmente, borrifar água em outra pessoa é considerado uma bênção e também desejos positivos. Hoje, a tradição é muito mais divertida, com arminhas de água, mangueiras e baldes feitos para deixar todo mundo ensopado. O Festival acontece entre os dias 13 e 15 de abril.

4. Holy Festival (Índia)

Nada melhor do que recepcionar a Primavera do que com muitas cores e flores, não é? Pelo menos é o que acredita a tradição Hindu. Durante a data, que muda a cada ano, sendo em 2017 celebrada no dia 12 e 13 de março,  balões d’água, pétalas e pó de cores – denominados gulal – são joagadas entre as pessoas que estão nas ruas, enquanto se desejam um “Feliz Holi”. O chamado de Festival das Cores é uma representação do bem vencendo o mal, em que, acredita-se, que há muito tempo um rei e um Deus hindu travaram uma guerra. Todas as pessoas que aceitam receber águas e o pó colorido estão dispostas a ter uma vida alegre, segundo as crenças locais.

5. La Tomatina  (Espanha)

Na cidade de Buñol, na província de Valência (Espanha), todos os anos uma guerra tinge a cidade de vermelho. Mas não se preocupe, não é sangue que mancha as ruas e sim tomates, ou melhor molho de tomate. Realizada na última quarta-feira de agosto, a Tomatina tem uma origem incerta. Dizem que em 1945 alguns jovens resolveram encenar uma briga durante o desfile Gigantes Y Cabezudos e a munição mais próximas eram tomates. A polícia os obrigou a pagar pelos alimentos e acabou com a bagunça. Então no ano seguinte, na mesma quarta-feira os jovens voltaram, munidos agora de seus próprios tomates. E a festa foi ganhando adeptos com os anos. Hoje, a cidade produz tomates próprios para a batalha, feita de um tipo da fruta que não é muito própria para o consumo.

6. Dia dos mortos (México)

Enquanto aqui no Brasil e em outros países o Dia dos Mortos ou o Dia de Finados é lembrado com pesar e tristeza, no México as pessoas se fantasiam e se divertem. Segundo a tradição, no dia 2 de novembro, os espíritos dos familiares conseguem entrar neste mundo e passear entre os encarnados. Em memória aos falecidos, as pessoas fazem oferendas e decoram as casas e cemitérios. Tudo com muita cor para comemorar o retorno daqueles que já se foram. Para os espíritos infantis, muitas balas de açúcar em formato de caveiras tomam as bancas, lojas e as casas atuando como enfeite e guloseima.

7. Corrida do Queijo (Inglaterra)

Realizada durante o mês de maio, na região de  Cotswolds, na Inglaterra, a Corrida do Queijo, ou ‘The Cooper’s Hill Cheese Rolling and Wake’, como é chamada oficialmente, é uma festa um pouco estranha. Consiste em um queijo de Gloucester (de formato redondo) do alto de uma colina enquanto os competidores correm atrás tentando apanhá-lo. O primeiro atravessar a linha de chegada leva o queijo.