O que fazer em Oslo
Oslo, capital da Noruega, é o lugar perfeito para aproveitar a natureza deslumbrante da região junto com muitas atrações culturais, pois essa cidade é considerada a meca das atividades artísticas da Europa. Ela parece ter sido construída no meio de um parque e as paisagens são de tirar o fôlego.
Além disso, Oslo foi eleita como uma das cidades com melhor qualidade de vida do mundo, portanto tem que estar na sua lista de lugares para ir em algum momento da vida. Porém, prepare o bolso, pois esse também é um dos destinos mais caros da Europa.
Quando ir a Oslo
Em Oslo, o clima não é dos mais agradáveis durante pelo menos 7 meses do ano, portanto prepare-se para encarar muita chuva e frio por lá. De abril a setembro é a época de menos frio, e o final da primavera tem dias mais longos e iluminados. De novembro a janeiro é possível ver a Aurora Boreal.
Como chegar a Oslo
O Aeroporto de Oslo é o principal do país e recebe mais de 100 voos domésticos e internacionais. Várias companhias aéreas europeias possuem voos para a Noruega partindo de suas principais capitais. Saindo do Brasil, pegue um voo para Paris, Londres, Madrir, Frankfurt ou Amsterdam e de lá um voo direto para Oslo.
Onde ficar em Oslo
Oslo tem acomodação para qualquer tipo de viajante e dentro de todas as categorias de preços, incluindo hotéis de luxo, albergues, pousadas e até áreas de camping. Eu sugiro que você procure ficar em algum hotel localizado não muito longe da prefeitura, pois essa é a região onde tudo acontece. Oslo é uma cidade muito segura para se andar de dia e de noite e o transporte público funciona super bem.
As redes de hoteis mais comuns por lá são a Rica, a Scandic e a Thon. A rede Radisson também está presente no país com sua já conhecida qualidade.
Onde comer em Oslo
Comer fora em Oslo é um programa relativamente caro. Existem muitas opções bacanas na Aker Brygge, o famoso calçadão que já foi um ancoradouro e hoje tem vista para o porto, e para comer bons pratos de frutos do mar eu sugiro o Lofoten, o Albertine Café ou o Lekteren, sendo que os dois últimos são mais casuais.
O Bagatelle é o único restaurante norueguês que possui duas estrelas no guia Michelan, portanto vale a visita, e o Theatrecaféen, localizado no Hotel Continental é um clássico de 100 anos de existência.
O que fazer em Oslo
Se o objetivo da sua viagem for esquiar, saiba que o maior resort de esqui da Noruega fica a apenas 30 minutos do centro da cidade e disponibiliza pistas para crianças, iniciantes e esquiadores que já possuem bastante experiência.
Se você for na primavera não deixe de visitar o Vigeland Sculpture Park, um dos principais parques da cidade que abriga 212 esculturas do artista norueguês Gustav Vigeland feitas em bronze e granito. O parque fica aberto ao público 24 horas por dia e a entrada é gratuita.
O Museu de Embarcações Viking também é bem interessante e lá você terá a chance de ver 3 barcos muito bem preservados com quase 22 metros de comprimento e com espaço para até 30 remadores.
Bem no centro de Oslo está a Fortaleza de Akershus, construída no século XIII com o objetivo de proteger a cidade de invasores. O local tem museus, pátios e tumbas de reis e nobres noruegueses e oferece uma vista deslumbrante do porto.
Um passeio incrível para incluir no roteiro é uma visita ao Munch Museum, um museu dedicado exclusivametne ao mestre do expressionismo Edvard Munch (aquele do quadro “O grito”). Vale a pena passar pela cafeteria que existe dentro do museu e comprar algumas lembrancinhas antes de ir embora.