Está planejando viajar para Amsterdã com a família? Que tal encarar uma experiência única de hospedagem: alugar uma casa-barco? Cortada por vários canais, a cidade tem ao todo cerca de 600 casas-barco. Você pode encontrar de todos os tipos, desde as mais luxuosas até as mais singelas. Um fato interessante: o valor imobiliário dessas casas pode superar muitos apartamentos convencionais, já que atualmente o governo não libera mais concessões para novas moradias desse tipo.
Além de ter todo um charme único, essa sugestão pode ser uma ótima dica de hospedagem para fugir de preços salgados dos hotéis mais centrais já que normalmente priorizamos uma boa localização para não cansar os pequenos com deslocamentos excessivos. Fora isso, nem sempre é possível encontrar quartos disponíveis para acomodar as crianças que atendam as nossas expectativas e budget disponível.
Quero alugar! E agora?
O processo de reserva costuma ser bem tranquilo. Você pode fazer tudo pela internet em sites como o Airbnb ou similares. Se preferir, procure por agências especializadas que fazem todo o trabalho por você!
As casas-barco possuem toda a infraestrutura de uma casa normal: sala de jantar com mesa, sala de estar, sofá, TV, som e até mesmo livros, CDs e DVDS, conexão de internet sem fio e sistema de aquecimento e ar condicionado. São espaçosas, claras, limpas, algumas possuem cozinha totalmente equipada – desde fogão e geladeira até talheres, copos e pratos – e muitas delas surpreendem com uma bela vista do canal.
Dicas importantes
Serviços de limpeza como costumamos ter aqui no Brasil não são comuns no exterior. Existe a possibilidade de pagar uma taxa de limpeza para receber a casa limpa e organizada quando chegar. Nesse tipo de “imóvel”, o lixo fica armazenado debaixo da pia da cozinha e quando ele enche é só jogar na lixeira subterrânea que fica a uns 50 metros da casa.
Aproveite para fazer algumas refeições em casa, pois além de reduzir os custos com a viagem é bem prático com crianças pequenas. A rede de mercados Albert Heijn tem lojas espalhadas por toda cidade e oferece produtos muito bons como queijos, molhos, frios, congelados, frutas, baby food e até flores.
No meio da manhã e início da noite, prepare-se para visitas inesperadas como patos, cisnes, galinhas d’água e gaivotas passando pelas janelas e que encantam as crianças. Elas vão adorar alimentar os animais pelas janelas da casa.
Para quem tem curiosidade e receio: a casa-barco praticamente não balança e, dependendo da época do ano, não vão sentir nenhum odor particular proveniente do canal.
Aproveite para visitar a Igreja Westerkerk (onde estão os restos mortais do pintor Rembrandt) e a Casa da Anne Frank. Dali, há vários caminhos para as regiões mais centrais e tudo é pretexto para passeios bonitos e bem agradáveis a pé.
Se jogue em uma nova experiência e divirta-se muito em família!
Um beijo e até a próxima!