Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Viajando para Sarajevo

O que fazer em Sarajevo

Sarajevo, a capital da Bósnia, ainda se recupera das desastrosas disputas de poder na região, mas a cidade se abre ao turismo como nenhuma outra do leste europeu. Andar pelo seu centro histórico, por exemplo, é uma experiência única!

Além disso, a cidade atrai cada vez mais turistas interessados não só na sua história e nas memórias de guerra, mas também na rica cultura, na culinária local e nas suas belezas naturais. Como não morrer de amores por essa emblemática cidade? Confira as nossas dicas para fazer bonito numa viagem para lá.

A

Quando ir a Sarajevo

O clima na Bósnia é caracterizado por verões quentes e invernos frios e nevados. Em Sarajevo, as temperaturas variam entre -3 graus e 3 graus positivos em janeiro. Já em agosto, verão no hemisfério norte, as temperaturas variam de 13 a 26 graus. A melhor época para viajar é na primavera e nos meses de calor, ou seja, entre maio e agosto.

Como chegar a Sarajevo

É possível chegar a Sarajevo de avião, seu aeroporto recebe voos provenientes das principais cidades europeias. O Brasil não tem nenhuma rota aérea direta e será preciso fazer escalas em cidades como Viena, Munique ou Istambul. Se você já se encontra em países próximos como a Eslovênia, Croácia ou Hungria, os trens e ônibus são uma alternativa interessante apesar de serem lentos e velhos.

Onde ficar em Sarajevo

O melhor bairro para se hospedar na cidade é Bascarsija, pois fica na região central e a maioria das atrações turísticas estão ao seu redor como as mesquitas, igrejas ortodoxas, bares e museus. Há hotéis para todos os bolsos, porém indicamos o Isa Begov Hamam que tem uma fachada tão linda que pode facilmente ser confundido com algum palácio. O transporte público nem sempre é fácil de usar nessa região do mundo, portanto recomendamos usar taxis para se locomover.

Onde comer em Sarajevo

Carnes e queijos dominam o menu bósnio. E são muitos os restaurantes que servem as tradicionais salsichas Cevapi em Bascarsija. Se você estiver à procura de pratos modernos e internacionais e um restaurante à beira rio com bar, vá ao Delikatesen Radnja.

Indo para oeste, recomendamos o Jez, um famoso bar de jazz com restaurante, um terraço suspenso novo e intimista.

Siga o rio para o leste de bonde ou de táxi e você encontrará o excelente e temático Tito com mesas de frente para o rio.

O que fazer em Sarajevo

Sarajevo é um dos poucos lugares no mundo onde se vê igrejas ortodoxas, católicas, mesquitas e sinagogas uma ao lado da outra. Conhecida por sua água doce potável, existem diversas fontes ornamentadas em forma de quiosque distribuídas pela cidade, as chamadas sebiljs. Se topar com alguma nas suas caminhadas, pare para matar a sede e tirar uma foto. Uma delas marca o centro antigo de Sarajevo, a região de Bascarsija e da Praça Brusa com suas lojinhas de artesanato, comércio e gente pra todo lado.

Visite o prédio da prefeitura, o City Hall, construído em 1896 e que abriga a Biblioteca Nacional da Bósnia. Muitos volumes foram perdidos durante a guerra civil de 1992.

Por falar em guerra, se você se interessa por história, não deixe de visitar o túnel que salvou a população de Sarajevo durante a guerra civil. A cidade foi sitiada pelas forças armadas da Sérvia em abril de 1992 e a solução encontrada para que os moradores pudesse buscar ajuda, remédios e comida foi construir um túnel até o aeroporto que era considerado território livre. Fica longe do centro, mais próximo do aeroporto internacional, mas vale a visita.

Conheça também a Latin Bridge, ponte que entrou para a história por ser o local onde Franz Ferdinand passou pouco antes de ser assassinado, evento que desencadeou a Primeira Guerra Mundial. Na esquina onde o arquiduque foi morto, há a marca do seu pé e um museu do assassinato.