Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Viajar sozinha com os filhos? Sim, é possível!

Nem sempre é possível conciliar as férias da família inteira. Às vezes, existem compromissos inadiáveis ou simplesmente a agenda não bate. E aí, o que fazer? Cancelar a viagem? Frustrar as crianças? De jeito nenhum! Aqui em casa já vivemos as duas situações: o Leandro viajando sozinho com as crianças e eu também. Sim, dá um pouco mais de trabalho, mas no final todos nós conseguimos aproveitar, se divertir e descansar bastante. Só bateu um pouco de saudades ficar longe do meu marido.

Dicas para viajar sozinho com os filhos

1- Chegue mais cedo

Procure chegar com antecedência à rodoviária ou aeroporto para evitar correrias desnecessárias. Assim você pode despachar a bagagem sem estresse e aproveita para tomar um café calmamente depois.

Geralmente os pais com bebês ou crianças pequenas têm prioridade na hora do check in e embarque, o que realmente facilita a vida, mas existem alguns lugares, infelizmente, em que isso ainda não acontece. Tente reservar poltronas na frente do avião ou aquelas que possuem mais espaço para as pernas, pois algumas vezes só sobram as últimas e não é nada agradável percorrer todo o avião com criança e ainda carregando todos os pertences.

Young woman and her son trying to amuse themselves while waiting on an airport lounge

2- Documentos

Para viagens internacionais, se a criança viaja só com um dos pais, é preciso fazer uma autorização assinada pelo responsável que ficou no país com assinatura reconhecida em cartório. Para viagens de carro, ônibus ou voos domésticos basta levar um documento oficial da criança como o RG ou certidão de nascimento.

3- O que fazer quando é preciso esperar?

Alguns aeroportos possuem áreas recreativas com espaços pensados especialmente para entreter as crianças durante escalas ou atrasos. Porém, não são todos que oferecem essa atividade, por isso o melhor é preparar uma bolsa “salva vidas” com alguns brinquedos, livros, lápis de colorir, jogos eletrônicos.

kids looking at touch pad while waiting in the airport, kids travel

4 – Paradas estratégicas

Se a viagem for de carro, organize paradas estratégicas para esticar as pernas, fazer um lanchinho, ir ao banheiro. Considere mais importante chegar bem do que chegar rápido ao seu destino. Se houver algum ponto interessante no trajeto, por que não dar uma desviadinha só para entreter as crianças e vivenciar experiências diferentes?

5 – Roteiro light

Como você estará sozinho(a) e vai ter que lidar com todas as necessidades das crianças sem ajuda, prepare um roteiro tranquilo. Evite fazer muitos passeios no mesmo dia e procure intercalar visitas aos pontos turísticos com momentos de descanso.

Considere sempre a disposição dos pequenos para não transformar o passeio num grande incômodo para vocês e para os demais. Se as crianças estiverem cansadas, não adianta arrastá-las para uma longa visita a um museu. E procure reservar um dia ou dois somente com atividades voltadas para eles, assim todos ficam felizes.

Little boy and his mother looking trough the window of a car during the road trip

6 – Desapegue

Eu sou mãe e sei que a gente tem o hábito de construir rotinas para as crianças como uma forma saudável de manter o controle no dia a dia. Mas lembre-se de que vocês estão de férias, então dá pra desapegar um pouco e permitir pequenas alterações alimentares e até esticar os horários para dormir.

Dessa forma, os pequenos também aprendem que há tempo para tudo: tempo para brincar, para relaxar, para fugir das obrigações e tem a hora certa de voltar para a rotina de sempre.

Bom, no final, você verá que valeu muito a pena vivenciar algo único e especial com seus filhos.

Aproveite intensamente sua viagem já que eles crescem tão rápido!

Um beijo!