Fui para Dubai duas vezes. Uma delas estávamos a trabalho e conseguimos conhecer tudo bem the flash. A segunda vez foi quando fui para as Maldivas, e no retorno ficamos algumas noites na cidade.
Minha impressão? A cidade está em constante crescimento e há uma competição do prédio mais alto, a construção mais arrojada, quem foi o Sheikh que investiu mais dinheiro em sua obra, enfim ….. tudo incrivelmente moderno 🙂
Andei de metrô pela cidade e fiquei impressionada com a limpeza e a educação das pessoas. É lógico que eles têm uma vantagem: além do petróleo, a cidade foi completamente planejada. Com relação ao metrô, por exemplo, parece que anda em uma linha reta e para em praticamente todos os shoppings da cidade. Bem pensado isso, não?
Ahh sim, as roupas… O que um turista deve usar? Bom, eu sempre acreditei que temos que respeitar o país e sua cultura, então durante todo o período que fiquei nos Emirados Árabes tentei ao máximo usar saia longa e pashmina. Não estou escrevendo aqui para usarem burca, mas um pouco de bom senso e mais roupas do que estamos acostumados quando viaja-se para Nordeste do Brasil é prudente.
Lógico que as pessoas devem estar se perguntando, mas e o biquíni? Bom, nos hotéis é tudo bem normal e na piscina parece até que estamos em Miami Beach!
O que fazer?
Veja abaixo os passeios que eu fiz durante a minha estadia em Dubai:
Burj Khalifa: o prédio mais alto do mundo com 160 andares. Ahh, um detalhe importante: compre seu ingresso pela internet antecipado, pois a visita é com hora marcada. A torre abriga o Hotel Armani, o shopping Dubai Mall, um Aquário gigante e a famosa pista de Ski Indoor. Recomendo reservar um dia a mais para visitar o shopping, pois além das lojas, possui uma quantidade enorme de atrações (o Aquário e Ski Indoor). Se der tempo, sente em um dos restaurantes externos para ver a Dança das Fontes com música. É lindo e vale cada muito a pena!
Passeio de hidroavião: da primeira vez que estive em Dubai, fizemos o passeio de hidroavião que durou mais ou menos 30 minutos. O legal de voar é que conseguimos avistar as Palms mais que famosas e a construção do Mundo no meio do Oceano. A saída do avião é em Dubai Creek. Só tome cuidado com o táxi que pegar, pois esse lugar não é muito conhecido e você pode acabar perdendo seu voo.
Passeio de helicóptero: esse eu deixei para segunda vez que estive na cidade, e na minha opinião, vale muito mais a pena do que o passeio de Hidroavião. Para visualizar os pontos turísticos, as Palms e The World, por exemplo, a aeronave é muito melhor para tirar fotos, pois as janelas são maiores. O trajeto é quase o mesmo – exceto que a saída do passeio é no Hotel Atlantis Dubai.
Passeio de 4×4: começamos o passeio no nosso hotel e seguimos para o deserto. Na primeira vez, fiz esse passeio completo – incluindo o jantar estilo beduíno nas tendas montadas no deserto, mas confesso que achei o tempo da espera muito grande e a dançarina nada demais. Já pela segunda vez, fiz novamente e preferi um passeio privativo. Fomos jantar em um restaurante dentro de um hotel (da Luxury Collection) no meio do deserto e foi melhor escolha! Durante a visita, é possível fazer um “test-drive” nos camelos por 5 minutos, fazer tatuagem de henna e ainda segurar um falcão. Tão mais interessante 🙂
Uma dica preciosa: para pegar taxis em Dubai, use seu 3G ou 4G para olhar os destinos, pois teve um dia que o táxi quase nos levou para Abu Dhabi quando pedi que nos levasse ao Marina Mall (existe Marina Mall em Dubai e em Abu Dhabi). Assim que percebi já na estrada, tínhamos gasto uma fortuna.
Onde ficar?
Todos os motoristas nos falaram para não ficarmos nas Palms – a não ser que você queira ficar somente no hotel e não sair de lá enquanto estiver em Dubai. De lá, é tudo muito longe, se você estiver na Ilha.
Da primeira vez que fomos a Dubai, ficamos em um hotel bem típico árabe, pois pedimos indicação a uns conhecidos que moram lá. O custo benefício super atendeu nossas expectativas! Apesar do hotel ficar na praia, era bem próximo do metrô. Então, para se locomover de um lugar para o outro era bem fácil. O hotel se chama Habtoor Grand Beach Resort.
Já pela segunda vez, nos hospedamos no Fairmont The Palm. Confesso que fiquei bem decepcionada, pois apesar de ser um hotel de luxo tinha um atendimento bem ruim.
Bom, espero que tenham gostado da nossa experiência em Dubai 🙂
Beijo e até a próxima aventura!