Importante centro de conexão aérea e ferroviária da Croácia, a capital Zagreb é muitas vezes menosprezada pelos turistas que visitam o país e seguem direto para as praias do Mar Adriático. Se você tiver a oportunidade, aproveite para conhecer essa cidade, nem que seja por apenas um dia.
A capital de pouco mais de 800 mil habitantes ainda tem aquele clima esperado por quem visita o Leste Europeu, com prédios históricos, igrejas, ruelas e monumentos. Junto da rica história, some excelentes e modernos cafés, bares, restaurantes e lojinhas. Um prato cheio pra ser descoberto mesmo que em pouco tempo.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Zagreb na Croácia →
Só por curiosidade, a cidade tornou-se capital da Croácia apenas em 1991, já que nos tempos da Iugoslávia a capital era Belgrado (Sérvia).
Mas o que fazer em Zagreb?
O centro histórico, onde estão as principais atrações, é dividido em duas partes, chamadas de Cidade Alta e Cidade Baixa. Dá pra percorrê-las a pé ou, caso prefira, de tram, os bondes elétricos que circulam por todos os cantos.
9 Coisas para fazer em Zagreb nas partes alta e baixa da cidade
1. Igreja de São Marcos
O telhado colorido dessa igreja é um dos símbolos da Croácia. A visitação é permitida em alguns horários de acordo com as missas. Perto dali fica o curioso Museu das Relações Cortadas e oMuseu de Arte Naïv.
2. Torre Lotrscak
Essa torre medieval tem não só uma das vistas mais lindas de Zagreb do alto dos seus mais de 300 degraus, como uma tradição curiosa pouco falada nos guias de viagem. Chegue sempre pouco antes do meio dia para assistir ao canhão que desde o século XIX anuncia a hora aos moradores da cidade. No momento da “explosão” o susto é grande, portanto prepare-se. Talvez seja mais interessante ver o estouro da rua e não lá do alto da torre. O acesso pode ser feito pela rua da Igreja de São Marcos ou por um veículo funicular que liga a Cidade Baixa à Alta desde o fim do século XVII.
3. Praça Kaptol
Essa famosa praça sedia a Catedral da Assunção da Virgem Maria, de 1899, com suas torres que podem ser vistas de praticamente qualquer lugar da cidade. No interior ainda há resquícios da igreja medieval que ocupava o espaço até um forte terremoto ter destruído praticamente tudo no século XVII.
4. Porta de Pedra
Esse portão medieval chamado de Kamenita Vrata hoje se transformou em um santuário.
5. Rua Tkalciceva
Essa charmosa ruela é dominada por bares, cafés e restaurantes com mesas ao ar livre. Fica bem animada nos dias de sol, principalmente nos fins de semana, além de ser um dos melhores points da noite de Zagreb também. Dê uma passadinha no bar Medvedgrad, que serve bons pratos e uma ótima cerveja artesanal.
6. Praça Trg Josipa Jelacic
Essa praça é o coração de Zagreb, cercada de bares, restaurantes e grandes lojas de departamento.
7. Mercado Dolac
Há quase um século, esse espaço perto da praça Josipa Jelacica vende frutas, embutidos, laticínios e artesanato. É um bom local pra provar a culinária croata. Na parte mais baixa, perto da praça, as flores são a atração.
8. Parque Zrinjevac
Seguindo pela Rua Zrinjevac a partir da praça principal, chega-se ao parques Zrinjevac, uma grande área verde que se estende quase até a estação de trem da capital. Nos arredores ficam importantes prédios, como o Museu de Arqueologia e a Suprema Corte. No centro do parque fica a Academia Croata de Ciências e Arte.
9. Parque Kralja Tomislava
Caminhando mais uma quadra ainda em sentido da estação, chega-se ao Parque Kralja Tomislava, outra bonita área verde. No centro do gramado fica o bonito prédio do Pavilhão de Arte. O entorno desse parque é bem movimentado, principalmente por conta da Estação de Trem de Zagreb e do grande número de trams que passa por ali.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Zagreb na Croácia →
Gostou dessas dicas? Não esqueça de compartilhar conosco quando for!