Localizada na Colômbia, Cartagena é a quinta maior cidade do país. Margeada pelo Mar das Caraíbas, mistura passado e presente num misto de charme dos séculos passados com a modernidade atual.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Cartagena →
Repleta de pontos turísticos, uma visita a cidade exige planejamento, já que são muitas coisas que se pode fazer por lá.
Quando ir a Cartagena?
Em Cartagena faz calor o ano todo, ou seja, independentemente da época escolhida, vá preparado para enfrentar altas temperaturas.
Chuvas e dias nublados são mais comuns entre os meses de maio de novembro e o resto do ano apresenta clima seco. Opte pelos meses sem chuva, pois a maioria dos passeios interessantes é ao ar livre.
Como chegar a Cartagena
Antes de tudo saiba que não existem voos diretos do Brasil até Cartagena, sendo assim será necessário fazer conexões em Bogotá, Lima ou na Cidade do Panamá.
Caso opte por conexão em Bogotá e tiver um tempinho, faça uma visita rápida a cidade para já entrar no clima colombiano. Além disso, leve um casaco, pois diferente de Cartgena, Bogotá conta com temperaturas mais frias.
Onde ficar em Cartagena
São duas as regiões de Cartagena em que se concentram os hotéis: Bocagrande e Cidade Amuralhada.
A primeira se trata de uma região moderna, repleta de hotéis de grande porte e também conta com um melhor custo benefício para o turista. É um local próximo a praia e a algumas lojas de grife famosas.
Já a Cidade Amuralhada engloba quatro pequenos bairros: Centro, San Diego, Matuna e Getsemani.
Apesar de ser uma região mais distante das praias e com diárias mais caras, a principal vantagem de se hospedar ali é o fato de se encontrar mais perto das principais atrações dessa parte mais antiga de Cartagena.
Onde comer em Cartagena
A verdade é que comer bem em Cartagena não é uma tarefa difícil. A cidade conta com várias opções de restaurantes que agradam aos mais diversos tipos de turistas e bolsos.
É possível encontrar não apenas os pratos típicos colombianos como também outras opções da cozinha internacional.
Opções sofisticadas e populares e um contraste forte entre frituras e comidas gordurosas servidas até mesmo no café da manhã com as frutas, uma opção mais saudável.
Pretende experimentar a gastronomia local? Então visite La Casa de Socorro, um restaurante com cardápio repleto de pratos típicos deliciosos. El Santíssimo também está dentre as opções preferidas por quem visita a cidade, então ao menos uma refeição por lá.
Quer fazer apenas um lanche? Dê uma passada na YOGYOU Natural Frozen Yogurt ou no Hard Rock Café. Opções mais tradicionais e conhecidas. Ou então visite a rede Crepes & Waffles.
O que fazer em Cartagena
Cartagena é repleta de atrações, então não se preocupe em ficar sem nada para fazer. Inclusive, considere fazer uma viagem mais longa, de ao menos 6 dias para aproveitar melhor tudo que a cidade tem a lhe oferecer.
Passeie pela Cidade Amuralhada, lá você encontrará casas coloniais bem conservadas, igrejas, restaurantes, bares, cafés e até mesmo a universidade. Observe também as sacadas decoradas das casas, pois os moradores sempre capricham nelas para tentar ser premiado com uma boa isenção de impostos por parte do governo.
Outra boa opção de passeio é conhecer os museus de Cartagena. O Museu da Inquisição contém aparelhos utilizados pela igreja para tortura, no período da idade média. Já o Museu Naval guarda lembranças das batalhas e conquistas realizadas em Boca Chica e Boca Grande.
Veja os melhores hotéis para se hospedar em Cartagena →
Há também o Museu do Ouro e uma boa dica para absorver ao máximo a cultura oferecida pelos museus é contratar um guia para lhe acompanhar.
Outros passeios incluem uma visita ao Castillo San Felipe de Barajas, as ilhas do Mar do Caribe colombiano e visitas aos restaurantes focados na gastronomia local.