Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desvendando a misteriosa Cuba: saiba tudo sobre Havana

Cuba é um desses lugares que vem despertando a atenção das pessoas, principalmente depois do retorno das negociações diplomáticas com os Estados Unidos. A verdade é que o destino atrai os curiosos que conhecer um pouco mais sobre a rica cultura cubana e um pouco mais de sua história.

País dos contrastes, dos cheiros, cores e sabores, bem como do rum, dos carros e dos charutos, Cuba é um destino um tanto impressionante. É aquela viagem que marca, mais do que pelas fotos e memórias. É uma marca mais profunda, que mexe com a alma.

De fácil acesso e muito mais instigante que as outras cidades, a capital, Havana, é uma cidade que vale a pena se perder pelas ruelas e passear a esmo descobrindo detalhes e absorvendo a riqueza cultura e arquitetônica do lugar.

Quando ir?

Importante lembrar que Cuba é a maior ilha Caribe, portanto é importante se atentar ao clima. Embora quente o ano inteiro, os meses de junho a novembro são bem molhados. Com fortes chuvas, há um alto risco de furacões e ciclones. Assim, a melhor época é durante os meses de março, abril e maio, quando os preços estão mais acessíveis.

Durante dezembro, janeiro e fevereiro, com a chegada da alta temporada, é necessário reservar a hospedagem com antecedência. As temperaturas são sempre altas, sobretudo no verão, podendo chegar na casa dos 27ºC. E no inverno a média é de 23ºC.

Como chegar?

Área externa do aeroporto internacional de Havana

Não existem voos diretos para Havana com saída do Brasil. O melhor meio é com a Copa Airlines, com conexão no Panamá. O voo é bem rápido e a conexão é agradável. A vantagem é que não é necessário passar pela imigração no Panamá. É praticamente descer e reembarcar. A logística do aeroporto favorece muito as conexões.

Onde ficar?

Havana é um destino um tanto quanto peculiar. Devido sua história política e econômica, os melhores hotéis da cidade podem deixar a desejar quando falamos em qualidade de toalhas, lençóis e mesmo conforto.

Entretanto, é possível se hospedar em um cantinho aconchegante ou mesmo ter uma experiência diferente e mergulhar na cultura de cabeça e ficar em uma casa particular, dividindo o espaço com moradores locais.

1. Hotéis

Hotel Mercure Sevilla

A cidade conta com boas opções de hotéis três e quatro estrelas. A dica é reservar diretamente no site ou pelo e-mail dos hotéis, para não correr riscos de ter sua reserva perdida entre um site e outro. Isso porque a internet ainda não é de acesso a todos os locais de Cuba, e o destino ainda está aprendendo a viver do Turismo.

Veja os melhores hotéis para se hospedar em Havana →

Entre os melhore hotéis, o mais conhecido é o Mercure Sevilla, seguido pelo Hotel Palácio O’Farril, Cubana Chateau Miramar, Four points by Sheraton Havana, Iberostar Parque Central Torre e outros.

Importante lembrar que, mesmo que sejam redes conhecidas mundialmente, a estrutura dos hotéis não é igual a que vemos ao redor do mundo pelo fato de que os prédios pertencem ao governo de cuba e a administração às empresas estrangeiras ainda é bem restrita. 

2. Casas particulares


Uma opção interessante para quem deseja sentir a vida em cuba pelos olhos dos cubanos. Aqui é possível alugar um quarto e conhecer um pouco mais do dia a dia dos habitantes locais. O site Cubacasas.net conta com um monte de opções detalhadas.

A cidade é dividida praticamente em três regiões Habana Vieja, Centro Habana e Vedado. Habana Vieja é a parte antiga da cidade e onde se concentram as principais atrações, além de ser a parte mais interessante para conhecer e respirar a essência cubana. Centro Habana ainda é uma parte antiga, onde estão o Capitólio Nacional e o Paseo del Prado. É uma parte bem turística e a uma curta distância do centro histórico. Já o Vedado é uma área mais moderna, com prédios espelhados e uma vida noturna fervilhante.

Onde comer

Restaurante / café no centro de Havana

Por toda a cidade é possível avistar restaurantes que servem desde frutos do mar até massas e a comida típica criolla. Charmosos cafés e pequenos estabelecimentos chamam a atenção por sua autenticidade. O restaurante Los Nardos é sempre muito bem recomendado por sua fatura e variedade, além de bons preços.

Porém dois pontos são essenciais: Bodeguita del Medio para provar o mojito mais famoso da cidade; EL Floridita, onde acredita-se que tenha sito inventado o Daiquiri. Ambos os bares são indicações do famoso escritor norte-americano Ernest Hemingway, que morou no país durante a Segunda Gurra Mundial. Hemingway adorava passear pelas ruas e buscava inspiração nos botecos locais.

O que fazer

Uma rua estreita em Havana

A cidade tem atividades para um mínimo de três dias. Passear pelas ruas e praças, entrar nos curiosos edifícios é uma tarefa que deve ser feita com calma, sem a pressa de ver tudo correndo. O divertido em Havana é realmente deixar seus pés te levarem pelo labirinto de casas e esquinas enquanto desvenda a cidade, como um presente que é aberto bem devagar.

O Tour pela parte velha de Havana é bem interessante e leva os turistas aos principais locais da cidade, como as praças São Francisco de Assis, Vieja, das Armas e da Catedral. O passeio ainda passa pelo Capitólio Nacional e pela Calle O Bispo, este último é uma parte revitalizada da cidade velha e fechada aos carros. Um lugar gostoso para andar tranquilamente. Ao por do sol, passeie pelos quase oito quilômetros do Malecon, a avenida a beira-mar que atrai esportistas e visitantes.

Para conhecer um pouco do dia-a-dia, aventure-se pela Calle Brasil, também conhecida como Teniente Rey. Aqui, as paredes descascadas das casas revelam a idade que tem. Roupas penduradas na janela, pessoas sentadas ao meio-fio em um delicioso bate-papo, crianças jogando futebol e carros em tons de azul, verde, rosa, amarelo, vermelho e preto tomam as ruas e nos transportam direto para a década de 50.

Durante a noite curta um pouco da tradicional música cubana no Café Taberna, onde surgiu o Grupo Buena Vista. Ou se encante com um dos cabarés mais famosos do país, o Tropicana Club.

Se tiver mais dias de folga, dê um pulinho em Varadero. Cidade vizinha e com ótimas praias, o destino costuma atrair os visitantes que desejam descansar à beira do incrível mar caribenho. 

Cruzeiros: uma opção deliciosa

Para quem busca conforto e comodidade, uma dica é conhecer o destino em um cruzeiro de luxo. Algumas companhias fazem o roteiro, como a MSC e a Celebrety Cruises. A vantagem é conhecer um pouco mais, além de Havana, passando ainda por Cienfuegos, Trinidad, Santiago de Cuba e com uma parada especial na Praia Maria del Gorda para mergulho e um dia relaxante em Montego Bay, na Jamaica. A Carnival também realiza roteiros em Cuba, mas faz apenas o trajeto entre Miami e Havana.