Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

CROÁCIA: Plitvice Lakes e Zadar (órgão do mar)

Oi, oi, oi! Diretamente da Croácia!

Fizemos checkout no hotel por volta das 8:30 da manhã para poder pegar um transfer com destino ao Parque Plitvice, que ficava a mais ou menos uns 100 km de lá.

Fomos para fazer um passeio em um famoso parque que sempre mostram, mas eu estava com a sensação de que estaria nublado e que não estaria tão lindo quanto esperava.

De lá partiríamos para outra cidade, que é Zadar, uma cidade já na costa e a previsão era de bastante calor, seria uns 29º a 30º e era justamente isso que queríamos, né? 

Passeio no Parque Plitvice Lakes:

Logo chegamos em Plitvice Lakes, que é o parque mais conhecido da Croácia e que tem diversos lagos. 

Aproveitei que minha amiga estava gravando um vídeo para ela e peguei algumas informações para usar e falar para vocês. 

Ela explicou que estávamos em um parque gigante, composto de vários lagos e faríamos uma trilha de duas horas, andaríamos de barco e conheceríamos vários dos referidos lagos. 

Os lagos são de água cor verde esmeralda, sendo 12 lagos na parte superior e 4 lagos na parte inferior.

Ela também citou que o símbolo do parque é o urso marrom, porque lá existem 14 ursos que vivem pelo parque e que teríamos a honra de não conhecer rsrsrsrs

A trilha que faríamos era a curta, porque segundo minha amiga, éramos uma equipe de idosos, sendo que ela estava no meio com 60 anos e tínhamos a mais velha com 85 anos… Depois, partiu caminhar gente!

Nós estávamos na metade do caminho, ou melhor, um terço do caminho, sendo que a trilha era de 3 a 4 km e já estávamos contemplando uma linda paisagem, mesmo estando meio nublado. Imagina só se tivesse saído sol?

É interessante dizer quanto ao nível de dificuldade, que, particularmente achei bem difícil. Lá tem uma descida bem longa para chegar nas maiores quedas do parque e daí para ir embora é preciso subir toda a escadaria que descemos, então, realmente não foi fácil. 

Por isto, é preciso ir de tênis ou sapato confortável, ainda mais que no dia estava garoando e bastante escorregadio. Mas, apesar da dificuldade compensou demais, que lugar lindo! Lindo, lindo!

Sabrina, por que você viajou para a Croácia? Pela vista maravilhosa gente! Eu sonhava em ir naquele lugar e apesar de não estar fazendo sol, ainda assim era incrivelmente lindo! 

Uma dica para vocês que desejam ir ao parque é que é muito importante comprar o ingresso antecipado e marcar o horário, porque se você chegar até lá e não tiver horário, às vezes você tem que esperar uma ou duas horas, ou talvez, pode nem conseguir entrar. Então fica a dica! 

Inclusive, deixei o link na descrição do vídeo referência deste artigo, caso queira saber mais informações. Ok?

Depois da caminhada, fizemos um passeio de 20 minutos de barco até a nossa saída, porque final de passeio é assim mesmo, a caminhada é curta.

Chegada em Zadar:

Logo depois, chegamos em nosso hotel que se chama Almayer Art & Heritage Hotel, ele é pequenininho, mas fica especialmente localizado, pertinho do mar! 

Detalhe para o meu quarto que para chegar havia uma escada, era tipo o sótão da casa. O hotel como eu disse é pequenininho, no geral os hotéis da cidade são pequenininhos. Mas, assim, era bem bonitinho! 

O banheiro grande, com um “chuveirão”… Era o necessário, o que eu precisava mesmo. 

E no fim do dia pude aproveitar uma paisagem maravilhosa da praia, uma delícia a sensação de contemplá-la e ainda escutando uma música ao vivo… muito bom! Valeu a pena largar as malas e ir correndo ver o pôr do sol.

Bom, fechamos o primeiro dia em Zadar, na Croácia e contei para vocês um pouquinho do nosso passeio ao Parque Plitvice Lakes, foi incrível e eu amei! 

Turistando em Zadar:

No dia seguinte continuamos nossa experiência pela cidade costeira e lá existe um “órgão do mar” famoso que até então eu não entendia como funcionava… 

Em nosso segundo passeio fomos à Saudação ao Sol (The Greeting to the Sun). 

A guia explicou que o lugar que estávamos era a parte “velha” e o outro lado do porto fica a parte “nova”. Citou que aquela era uma região da Dalmácia, no condado de Zadar, Condado que é uma uma pequena província e o centro deste mesmo Condado é a cidade Zadar, a quinta maior cidade na Croácia inteira.

Também explicou que a Croácia é um pequeno país, tem apenas 3,8 milhões de habitantes, sendo que a cidade de Zadar em que ela vive, possui 75 mil habitantes e é a quinta maior. 

Disse que a maioria das pessoas mora pelo outro lado do porto, na parte nova, sendo que lá no centro não há mais do que 5.000 habitantes, um lugar bem pequeno e como todos os monumentos ficam lá, visitaríamos apenas a península mesmo. 

A Saudação ao Sol e o Órgão do Mar:

Nos contou que estávamos em um círculo, uma instalação moderna construída no ano de 2007 pelo projeto do arquiteto local Nicola Bašić, chama-se A Saudação ao Sol.

No ano de 1964, o conhecido diretor Alfred Hitchcock visitou a cidade e disse que ela tem o pôr do sol mais bonito do mundo, sendo que ela destacou que até hoje eles ainda acreditam nisto e é o motivo da instalação ter sido construída. 

A instalação possui a forma de um círculo que conta com 300 placas solares e que durante o dia acumulam energia solar. Cada dia e no mesmo tempo com o pôr do sol, a instalação começa a iluminar-se, mas é preciso esperar até escurecer completamente para poder ver a instalação completamente iluminada.

Ela comentou que na opinião dela fica parecido com uma discoteca, porque é possível ver todas as cores do arco-íris em um jogo de luzes que é muito interessante. 

Foram estes os comentários e informações que a guia nos passou. 

Bom pessoal, a parte redonda em que estávamos, como foi explicado, é um monumento de saudação ao sol e que, basicamente, são placas solares que a noite ficam iluminadas. Eu não consegui ir à noite para ver, mas, conforme ela explicou, fica parecendo uma discoteca. 

Uma outra coisa que é bem conhecida por lá é o chamado Órgão do Mar. Na verdade, você não vê um “órgão” mas, sim, consegue escutar uma música que é feita pela entrada do mar nos lugares. 

Não sei se expliquei direito, mas você pode conferir como realmente é no vídeo referência deste relato. É incrível gente! 

E se você gostou de saber dos detalhes de mais um dia de nossa viagem à Croácia, não deixe de acompanhar os próximos. Beijinhos!

Assista esse conteúdo incrível através do player abaixo:

Deixe um comentário