Ir para o conteúdo Pular para a barra lateral Pular para o rodapé

Tour em TROGIR e SPLIT na Croácia (lugar do Game of Thrones)

Oi oi oi! Já começamos nosso dia e gente, estava um calor!!! Era um sol para cada um… Estava praticamente 40º graus, então acredito que no sol mesmo deveria estar uns 45º graus.

Nós começamos o nosso dia Zadar e aí como estávamos com o nosso motorista à disposição, fizemos uma viagem de mais ou menos uma hora e meia até Trogir, que é uma cidade medieval no meio do caminho, uma gracinha!

Rápida estadia em Trogir:

Tínhamos uma hora e meia para conhecer a cidade e Cátia já tinha feito seu papel de guia, contou pra gente a história de um lugar que estávamos próximas. Nas palavras dela: “construído no início do século XIV, levou 17 anos para ser construído o forte e a torre da igreja”.

Eu digo gente, Cátia é cultura! Às vezes vocês pensam que ela só fala de “apertaço” e “pepeca”, mas, não, a pessoa é muito culta viu? Estuda história e gosta!

Então, continuem acompanhando mais este relato, que também falarei de Split, cidade a cerca de uma hora e pouquinho de onde estávamos. Contarei um pouco sobre seus principais detalhes!

Cátia também estudou um pouco sobre Split para contar para vocês, só assim eu deixo ela viajar comigo, entendeu gente? De acordo com ela precisa pagar o voucher rsrsrsrs

Nós entramos em uma loja para comprar óleo de lavanda, que é bem famoso na região.

Cátia explicou que é aromaterapeuta nas horas vagas (mil funções a mulher) e disse que a  lavanda é um óleo calmante, muito bom para colocar para dormir e para acalmar.

Você pode colocar um pouco nas mãos, esfregar e cheirar. Pode passar um pouquinho no cardíaco e pingar no lençol também.

E mais uma função sobre o óleo de lavanda que ela nos ensinou é que ele é um excelente relaxante muscular e como estávamos andando muito, às vezes o ombro e a panturrilha ficava latejando, então a dica dela é passar a noite, ir dormir e no outro dia de manhã já estaríamos ótimas para o próximo passeio.

O valor da lavanda na cidade custa aproximadamente a metade ou menos da metade do valor que custa no Brasil.

Por exemplo:

• o vidro pequenininho custava 12 kunas (antiga moeda do país), valor que no Brasil seria uns R$ 9,00 reais;
  • o vidrinho grande estava a 35 kunas, seria uns R$ 26,00 a R$ 27,00 reais, sendo que geralmente, no Brasil, o valor cobrado em um do mesmo tamanho é de R$ 70,00 aproximadamente.

Trouxemos várias lavandas para o Brasil! Rsrsrsrs…

Uma outra coisa típica da cidade são os corais. Cátia presenteou sua mamãe com um par de brincos, eles são vendidos no peso porque são joias mesmo, corais do mar e em ouro 14k, custava 2.200 kunas e pagando em kunas (em espécie) tinha 15% de desconto. Em euros seriam mais ou menos € 360, uns R$ 1.200,00, porque, como disse, era jóia mesmo.

A cidade era uma gracinha, foi estratégico pararmos lá. Era linda, linda, linda! Uma coisa bem diferente do que a gente está acostumado, é uma cidade que tem “a cara de Itália” sabe?

Ruazinhas estreitinhas, vários restaurantes e bem na frente haviam diversos barcos, de tudo quanto é tipo, grande e pequeno. E mais a frente estava a Torre do Forte, então é um lugar bem lindo para conhecer, para caminhar… Recomendo!

E como sei que vocês adoram ver o preço das coisas, aqui estão alguns preços de um cardápio de pizza:

• prosciutto (presunto) estava a 129 kunas (R$ 88,31);
  • atum 119 kunas (R$ 81,46);
  • marguerita 95 kunas (R$ 65,03).

Chegamos em Split:

Logo em seguida chegamos em nosso hotel, o Cornaro Hotel em Split, que é um dos melhores da cidade, fica super bem localizado e então, só para vocês terem uma ideia, quando a gente sai na entrada, a gente já sai no centro histórico.

A minha situação naquele momento era de muito suor, muito calor, estava muito quente! Mas, enfim, foi isso que pedimos não é? Fomos justamente para o verão europeu.

Em seguida, saímos para almoçar e quando voltamos fiz uma massagem lá no hotel.

O meu quarto era bem gostoso, super limpinho… eu não tinha uma vista, mas dava para ver a cidade. O banheiro era relativamente grande e com um chuveirão.

Detalhe, no nosso hotel tinha um rooftop e o mais legal é que tinha também uma piscina, ideal para quem no final do dia quisesse ir relaxar…

Inclusive, no vídeo deste relato eu mostrei para vocês o lugar que tem a vista da cidade antiga, então é bem gostoso. Até jantamos lá naquele dia…

Era lindo! E com certeza o pôr do sol de lá deveria ser lindo também!

Como nós tínhamos chegado e estávamos com um tempinho extra, fomos fazer a massagem, porque o que mais gostamos de fazer é conhecer hotéis magníficos e espaços maravilhosos!

Tour a pé pelo Palácio de Diocleciano em Split:

Começando o dia seguinte em Split, fomos fazer um tour a pé pela cidade antiga e fomos conhecer o palácio.

Ah, vou relatar um pouquinho do que a guia local explicou para a gente desta cidade que é lindinha!

Ela nos mostrou uma placa que mostra o modelo do centro da cidade que é chamada Split,  a segunda maior cidade da Croácia, mas, explicou que ela não é tão grande e que são cerca de 200 mil pessoas na cidade. E o centro em que estávamos também era bem pequeno.

A principal atração de lá é um palácio da época romana e estávamos bem ao lado dele e também era possível ver a torre que fazia parte do palácio. Ah, inclusive era o palácio que visitamos.

A guia também citou e mostrou no mapa uma parte da cidade que era o primeiro subúrbio medieval da cidade. Split se desenvolveu dentro do palácio e depois estendeu-se para fora…

Nos mostrou na parte de baixo do mapa a orla que é chamada Riva, dizendo que sempre tem o mesmo nome da orla para todas as cidades.

De acordo com ela, todas as ruas são medievais, com exceção de uma que fica do outro lado do hotel, que é a única larga e moderna da cidade. Então, segundo a guia, era isso o que há em Split e o que se pode fazer por lá.

Ela esclareceu que passaríamos por duas praças antes de irmos para o palácio, porque assim ficaria mais fácil de compreender como ele é.

Gente, uma curiosidade para vocês é que parte do Game of Thrones foi filmado em Split. Então há um museu e uma lojinha, logo, para quem é apaixonado pelo seriado vale a pena dar uma paradinha.

Outra coisa, a cidade é bem movimentada e bem lindinha também!

A guia em seguida nos mostrou que estávamos na praça principal da cidade e que estávamos do lado de fora do palácio.

Apontou para duas paredes ao lado e disse que entre elas é que se pode entrar para o palácio,  mas, que, no entanto, os edifícios ao lado não são da época do palácio, da época romana… são mais novos e foram construídos contra a muralha do palácio. A vida e a cidade desenvolveu-se dentro do palácio.

Um prédio mais típico, ainda de acordo com a guia, era um de estilo veneziano e também um outro com um estilo de arquitetura um pouco mais nova, mas também muito típico.

Ela ressaltou que tudo o que se podia ver no local é típico para a região e que o palácio é habitado por moradores.

Além disto, contou que os venezianos passaram por lá durante 400 anos, sendo que, quando chegaram no século XV logo construíram os castelos para produzir as cidades, que eram construídos a beira mar, tipicamente, porque também nessa época ali era mar, uma Baía.

Logo depois, uma parte foi aterrada, e assim, ali acabava a cidade. Portanto, é possível ver que esta arquitetura veneziana é muito típica em Split, sendo considerado o período de mais desenvolvimento da cidade.

Nos mostrou uma planta também muito típica da zona do Mediterrâneo, que é chamada de dama e na primavera tem as flores amarelas e na primavera fica tudo amarelo.

Os gregos que também passaram por lá fundaram uma povoação muito pequenina e escolheram o nome “aspalathus” para essa povoação, que é o nome grego para a planta.

Então, a origem fica na referida planta, porque o nome “aspalathus” ao longo do séculos mudou, na idade média era “aspalathus”, na atualidade é Split, mas, sem dúvida, a origem do nome da cidade está no arbusto mostrado.

Continuando, contou que na época romana, próximo a Split havia uma cidade grande, chamava-se Salona, era muito grande mesmo tinha 60 mil pessoas naquela época e o Imperador construiu o palácio apenas para se aposentar em Split, sendo que quando ele chegou já tinha entre 65 e 70 anos, o que era muito para aquele período.

Ademais, citou que o Imperador Diocleciano é muito conhecido como o Imperador que abdicou do trono, tendo deixado o trono depois de 20 anos no governo, de modo que isto foi a própria decisão dele. Assim, ele chegou no palácio e passou os últimos 11 anos da vida dele lá.

Quando ele faleceu e foi enterrado dentro do palácio, a construção ficou como propriedade do Império Romano. Mas, o que determinou o destino da cidade e então, a razão, porque a cidade fica dentro do palácio, fica no fato de que a cidade grande do nascimento de Diocleciano, foi conquistada e destruída alguns 300 anos após a morte do Imperador.

Os Eslavos começaram a chegar na região e conquistaram a cidade, sendo que este povo aproveitou o fato de que o palácio estava praticamente abandonado e era uma estrutura muito grande, muito boa e assim entraram, começaram a transformar o que era um palácio imperial em uma cidade medieval e é por isso que o centro de Split está dentro do palácio.

Ela ainda nos mostrou um quadro que exemplificava como o palácio era naquela época. Citou novamente que a parte que era o mar foi aterrada depois e algumas das colunas que decoravam o palácio ainda existem hoje em dia.

Destacou que, é possível ver que o palácio era como uma fortaleza, bem fortificado, tinha 16 torres e uma destas torres fica no final da orla que estava próxima de nós, mostrando ainda no mapa, algumas outras que estão preservadas.

Dentro do palácio, a surpresa!

Gente, quando entramos dentro do palácio eu fiquei surpresa, não imaginava que tinha várias lojinhas lá e a guia explicou que é porque todo mundo tem que passar por lá e aproveitar.

Olha, realmente eu não esperava encontrar isso dentro do palácio, há várias lojinhas e inclusive uma delas parecia uma espécie de sex shop, jamais imaginei encontrar este tipo de coisa rsrsrs

Eles aproveitam os caminhos e há muitas lojinhas de souvenir…

E para aquelas pessoas que ficam curiosas de quando irem para a Croácia, a alta temporada no país vai de abril até finalzinho de outubro. Mas, os meses mais quentes e mais cheios são:

• junho
  • julho
  • agosto
  • setembro

Uma informação interessante, tem um portão lá que todos os dias ao meio-dia vão pessoas fantasiadas com alegorias do imperador e de sua esposa e de alguns guardas fantasiados, sendo que ficam até algumas pessoas sentadas pertinho, esperando para ver. Então, fica a dica!

A guia nos mostrou ainda que atrás de umas árvores próximas, era possível ver o dedo da mão de uma estátua, bem comprido e acentuado, que pertence a obra do escultor croata chamado Ivan Meštrović, o nome dele está registrado lá, “o melhor croata”.

E a estátua, por sua vez, representa um bispo que chamava-se Gregório e sua estátua está localizada na cidade porque ele viveu no século X e nessa época ele queria usar o idioma local na igreja, mas, não conseguiu e o latim foi a língua usada na igreja até o início do século XX.

Como havia essas ideias muito progressivas, mil anos antes dessa mudança é que a estátua dele foi para ali. Há na Croácia, três estátuas deste mesmo bispo, que estão localizadas em três cidades diferentes.

No mais, em nosso pós tour, fomos ao Mistral Beach Club, havia serviço de cadeira, toalha, comida… ficamos em uma cabana que custava € 600 euros e aí é possível abater no consumo.

Bom gente, espero que assim como eu vocês tenham apreciado mais esta experiência que vivi e relatei com muito carinho!

E a viagem continua, continue comigo. Beijinhos!

Prefere ver todo esse conteúdo em vídeo? Assista o vlog abaixo: